A tradicional Lavagem do Bonfim de Maceió, que ocorre há mais de 20 anos, não será realizada em 2025. O cancelamento do evento foi anunciado em nota oficial, divulgada nesta quarta-feira (8), pelo grupo Axé Pratagy, e está diretamente relacionado à morte de Pai Raminho de Oxóssi, em dezembro de 2024.
Pai Raminho era babalorixá de Pai Célio, líder religioso do Axé Pratagy e uma das principais inspirações para a Lavagem do Bonfim em Maceió, evento que remonta às tradições da Lavagem de Olinda.
Leia também
De acordo com o Axé Pratagy, a decisão de cancelar a edição de 2025 foi tomada em respeito à memória de Pai Raminho e ao momento de luto vivido pela comunidade religiosa.
"Em virtude dessa perda irreparável e em respeito à memória de Pai Raminho, decidimos, com profundo pesar, não dar continuidade ao processo de organização do evento em 2025. A Lavagem do Bonfim de Maceió é um marco na valorização das tradições afro-brasileiras, na valorização da ancestralidade afro-religiosa e na celebração da nossa cultura, trazendo visibilidade e importância para a cidade", traz um trecho da nota.
Desde outubro, os organizadores já vinham articulando os trâmites necessários para a realização da Lavagem, incluindo o envio de ofícios e a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público. Contudo, o falecimento de Pai Raminho abalou profundamente a organização.
“Estamos certos de que, juntos, honraremos a memória de Pai Raminho e retornaremos em 2026 com uma celebração ainda mais forte e significativa”, declarou a nota.
A Lavagem do Bonfim é considerada um marco cultural e religioso em Maceió, promovendo a valorização das tradições afro-brasileiras e a visibilidade da cultura afro-religiosa.