Jaraguá Folia 2018 arrasta foliões na abertura das prévias carnavalescas
Desfiles percorreram as avenidas da Paz e Cícero Toledo, com contorno no estacionamento de Jaraguá
O mês de fevereiro chegou e, com ele, a emoção do Carnaval. Em Maceió, a largada foi dada na noite desta sexta-feira (2) com o Jaraguá Folia. A primeira prévia arrastou os foliões pelas avenidas da Paz e Cícero Toledo, no bairro histórico do Jaraguá.
Ao som de muito frevo e marchinhas de Carnaval, cerca de 50 mil pessoas desfilaram pelas ruas. A festa reuniu mais de 100 blocos carnavalescos, que animaram os foliões.
O casal de turistas de Recife, em Pernambuco, elogiou a festa. "Maceió é interessante. Uma capital tranquila para se brincar o Carnaval, diferentemente de outras capitais", disse Nuno Sousa. "Maceió é muito animado. O Carnaval daqui é realmente muito bom. Esse é o quarto ano que estamos aqui e pretendemos voltar", pontuou Jussara Araújo.
O colorido das fantasias, acessórios e adereços, claro, não poderiam ficar de fora. Usando bastante criatividade, realmente teve de tudo, das mais simples, como uma camiseta estampada, às mais irreverentes, como trajes de super-heróis e personagens infantis.
"Nós estamos organizando as fantasias já há algum tempo. Tivemos a ideia de desenvolver algo simples, mas também divertido", contou Milene Mendes, servidora pública. Ela acompanhou os desfiles com os familiares e amigos.
A organização do evento ressaltou o verdadeiro significado de toda a festa. "O Jaraguá Folia é um projeto que é resultado do enfrentamento do Carnaval festa e o Carnaval espetáculo. A essência do Carnaval é a espontaneidade e nós aqui fazemos questão de manter a tradição", falou Edberto Ticianeli, diretor da Liga Carnavalesca de Maceió.
O trajeto dos desfiles este ano sofreu alterações. Em vez de percorrer a Rua Sá e Albuquerque, como era de costuma, o percurso passou a ser na Avenida da Paz e Avenida Industrial Cícero Toledo, ao redor do estacionamento do Jaraguá. A concentração ficou entre o Museu Théo Brandão e a ponte do Salgadinho, com encerramento por trás do Museu da Imagem e do Som (Misa), na praça 18 Do Forte de Copacabana.
"Eu achei que melhorou muito com esse novo percurso. Está tudo muito organizado e espaçoso. O ambiente também é bem familiar, dá para trazer toda a família para curtir a festa", disse Carolina Monteiro.
Segundo a Polícia Militar (PM), que fez a segurança do evento, não houve registro de nenhuma ocorrência relevante, tudo aconteceu dentro da normalidade. Equipes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) estiveram no local fazendo o ordenamento do trânsito. E a festa continua neste final de semana. Confira a programação:
Sábado (3)
9h - Pinto da Madrugada.
9h - Bloco Infantil Amigos do Karlotas
10h - Bloco do Rei
12h - Bloco Pecinhas de Maceió
13h - A Turma da Rolinha
Domingo (4)
9h - Bloco vulcão
10h - Turma da Esquina
11h - Bloco dos Porteiros e Zeladores