Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Jacintinho, Tabuleiro e Vergel lideram ranking dos bairros com mais acidentes por picadas de escorpião

Maceió contabiliza mais de 7 mil casos entre 2021 e o mês de setembro deste ano, segundo a SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) divulgou dados de acidentes por picadas de escorpião entre 2021 e 2022 na capital. Segundo levantamento, até o momento, três bairros lideram o ranking com mais casos. Os bairros do Jacintinho, Tabuleiro do Martins e Vergel do Lago somam 2.238 acidentes em quase dois anos.

Os números levam em conta todos os casos contabilizados no ano passado e os registrados até o dia 20 de setembro de 2022, conforme a SMS.

De acordo com os dados, Jacintinho soma 820 casos entre 2021 e 2022, ficando à frente do bairro do Tabuleiro do Martins, com 766 casos, e Vergel do Lago, com 654.

Os dados apontam, ainda, que Maceió contabiliza 7.663 acidentes por picada de escorpião entre 2021 e setembro deste ano. O 7° Distrito Sanitário, que conta com bairros da parte alta da capital, lidera entre os distritos de Maceió, segundo a SMS. São 2.291 casos entre 2021 e 2022.

Os bairros que compõem o 7° Distrito são: Cidade Universitária, Clima Bom, Santa Lúcia, Santos Dumont e Tabuleiro do Martins. Este último está entre os bairros com mais casos na capital.

O bairro com menos casos neste período é o Mutange, com o registro de, apenas, 1 acidente. Em seguida vem Garça Torta, com 13 casos, Gaxuma, com 16, e Jardim Petrópolis com 17 ocorrências.

Segundo especialistas, em caso de picada de escorpião, a pessoa deve procurar atendimento médico, já que o tratamento exige a aplicação de um soro específico, que só é encontrado em hospitais de referência, como é o caso do Hospital Escola Dr. Helvio Auto, no Trapiche da Barra.

Artigos Relacionados

Os idosos e crianças correm o risco de evoluir para casos graves com mais facilidade, sendo fundamental procurar atendimento médico o mais rápido possível. As crianças pequenas, principalmente idosos, que têm doença cardíaca, pressão alta e doença do coração, têm a tendência de fazer formas mais graves.

Período de reprodução

Agosto e setembro são períodos de reprodução do escorpião. São meses em que as fêmeas ficam com maior concentração de veneno e os animais procuram a superfície para se reproduzir. Por isso, especialistas pedem atenção com os acidentes com escorpiões.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas