Jacintinho, Tabuleiro e Vergel lideram ranking dos bairros com mais acidentes por picadas de escorpião

Maceió contabiliza mais de 7 mil casos entre 2021 e o mês de setembro deste ano, segundo a SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) divulgou dados de acidentes por picadas de escorpião entre 2021 e 2022 na capital. Segundo levantamento, até o momento, três bairros lideram o ranking com mais casos. Os bairros do Jacintinho, Tabuleiro do Martins e Vergel do Lago somam 2.238 acidentes em quase dois anos.

Os números levam em conta todos os casos contabilizados no ano passado e os registrados até o dia 20 de setembro de 2022, conforme a SMS.

De acordo com os dados, Jacintinho soma 820 casos entre 2021 e 2022, ficando à frente do bairro do Tabuleiro do Martins, com 766 casos, e Vergel do Lago, com 654.

Os dados apontam, ainda, que Maceió contabiliza 7.663 acidentes por picada de escorpião entre 2021 e setembro deste ano. O 7° Distrito Sanitário, que conta com bairros da parte alta da capital, lidera entre os distritos de Maceió, segundo a SMS. São 2.291 casos entre 2021 e 2022.

Os bairros que compõem o 7° Distrito são: Cidade Universitária, Clima Bom, Santa Lúcia, Santos Dumont e Tabuleiro do Martins. Este último está entre os bairros com mais casos na capital.

O bairro com menos casos neste período é o Mutange, com o registro de, apenas, 1 acidente. Em seguida vem Garça Torta, com 13 casos, Gaxuma, com 16, e Jardim Petrópolis com 17 ocorrências.

Segundo especialistas, em caso de picada de escorpião, a pessoa deve procurar atendimento médico, já que o tratamento exige a aplicação de um soro específico, que só é encontrado em hospitais de referência, como é o caso do Hospital Escola Dr. Helvio Auto, no Trapiche da Barra.

Os idosos e crianças correm o risco de evoluir para casos graves com mais facilidade, sendo fundamental procurar atendimento médico o mais rápido possível. As crianças pequenas, principalmente idosos, que têm doença cardíaca, pressão alta e doença do coração, têm a tendência de fazer formas mais graves.

Período de reprodução

Agosto e setembro são períodos de reprodução do escorpião. São meses em que as fêmeas ficam com maior concentração de veneno e os animais procuram a superfície para se reproduzir. Por isso, especialistas pedem atenção com os acidentes com escorpiões.