Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Gazeta entre aspas: personalidades de AL falam sobre o periódico

Representantes de classes e estudiosos expõem relação com a Gazeta de Alagoas

Importantes personalidades de Alagoas expõem seus pontos de vista a respeito do periódico mais tradicional e respeitado do estado. Para eles, a Gazeta de Alagoas é lembrança de infância, de família, de estar bem informado. Confira os depoimentos a seguir:

Douglas Apratto

Leia também

Lembrar os 90 anos da Gazeta de Alagoas enche de emoção o coração dos alagoanos. Um relicário da memória do povo caeté e um novo futuro se descortinando nesse incrível século XXI, de pandemias, guerras e incrível tecnologia, que nos faz refletir que olhar para trás é uma maneira de ver que a Gazeta vem compreendendo sua missão há décadas. Ideias inovadoras e pessoas como Arnon de Mello e Fernando Collor de Mello, que partilham do ideal de levar comunicação para toda uma comunidade. E sempre de olho no futuro e na criação de novos cenários para a imprensa local. Fui, nos meus verdes anos, correspondente do interior desse jornal nonagenário - eu e vários outros colegas, todos oriundos da Casa do Estudante e da União dos Estudantes Secundaristas, atraídos pela visão renovadora de Arnon de Mello. Nela, escrevi o meu primeiro trabalho, texto em homenagem às mães no dia 15 de maio de 1962. Continuei a escrever nela por anos a fio. Como historiador, professor e gestor público, acompanhei a roda do tempo e o dia a dia da vida alagoana através dos tempos. A Gazeta jamais faltou a sua missão de informar e cobrir os grandes eventos do Brasil e do mundo. Serve a seu povo com o compromisso magno de informar e formar através das épocas.

José Carlos Lyra
José Carlos Lyra | Foto: Divulgação

José Carlos Lyra - presidente da FIEA

“Aos 90 anos, a Gazeta segue registrando a história política e social de Alagoas. Sua trajetória é a marca de sua importância na estrutura socioeconômica do estado.

Um jornal de grande influência, que diariamente nos traz notícias sobre política, economia, esportes, cultura e outros fatos do nosso cotidiano. Sempre buscando inovação, a Gazeta completa 90 anos modernizando-se, atendendo às exigências do mundo digital.

Parabéns à Gazeta e a todos que fazem desse o jornal mais longevo da história alagoana.

Alexandre Lino
Alexandre Lino | Foto: Divulgação

Alexandre Lino - presidente do Sindjornal

São 90 anos de uma história construída por alguns dos maiores jornalistas de Alagoas. Profissionais diferenciados, premiados, bem informados, e que contribuíram decisivamente para todo este crescimento e vida longa. Pelo menos, oito ex-presidentes do Sindjornal foram dos quadros da Gazeta de Alagoas. Desde a sua fundação, o veículo desempenha um papel relevante na divulgação de informações e na promoção do debate público dos fatos que mexem com a realidade nosso Estado. E que continue sendo assim, com jornalistas construindo cada linha escrita nessa longa história.

Alfredo Brêda
Alfredo Brêda | Foto: Divulgação

Alfredo Brêda – Vice-presidente do Sinduscon-AL e da CBIC; conselheiro da CNI

“Fui criado próximo à Aristeu de Andrade e cresci ouvindo meus familiares falando da Gazeta, do senador Arnon de Mello. Convivi muito de perto com a história da Gazeta. Desde muito novo eu já lia Gazeta e lembro do meu avô dizendo “leia jornal” e o que eu gostava de ler era a Gazeta. Sou leitor assíduo. É difícil dizer o que mais me marcou, mas afirmo que as notícias sobre as eleições, seja de presidente da República, governador ou prefeito, mas destaco a cobertura na época da pandemia, quando a capa da Gazeta sempre nos atualizava com os dados reais sobre fechamento dos setores, vacinação, reabertura. Para nós, é muito importante ter um veículo de comunicação preocupado com a qualidade da notícia. Eu sou fã da Gazeta, um leitor assíduo, e me entusiasmo sempre quando falo da Gazeta. 90 anos é uma marca na vida de qualquer empresa. Quero parabenizar a todos que fazem a Organização Arnon de Mello e a Gazeta de Alagoas”.

Vinícius Lages
Vinícius Lages | Foto: Divulgação

Vinicius Lages - superintendente do Sebrae/AL

“Sempre fui um leitor voraz e acompanho os fatos de Alagoas, do Brasil e do mundo através das páginas do jornal Gazeta, que chegava todos os dias na minha casa. O veículo acompanha a história social, política e econômica ao longo desses 90 anos e algumas coberturas me marcaram particularmente, como a chegada do homem à lua; o primeiro transplante cardíaco no Nordeste, liderado pelo médico José Wanderley Neto; e a safra recorde de uma indústria sucroalcooleira alagoana com a produção do seu primeiro um milhão de sacas. Os fatos reportados pela Gazeta ajudam a contar a nossa trajetória e registram o presente, nos preparando, como leitores, para um futuro cheio de possibilidades”.

Rosa Tenório
Rosa Tenório | Foto: Divulgação

Rosa Maria Barros Tenório - presidente do CREA/AL

Em nome do Crea-AL, parabenizo a Gazeta de Alagoas pelo seu papel fundamental como protagonista do jornalismo em Alagoas ao longo dos anos. Como leitora e gestora ativa de iniciativas voltadas para a segurança da sociedade, expresso meu sincero reconhecimento pela informação de qualidade entregue pelo veículo, que contribui diretamente para o crescimento do Estado de Alagoas e do Crea-AL, bem como para o aprofundamento da opinião pública sobre a importância e necessidade dos profissionais habilitados em quaisquer serviços técnicos de Engenharia, Agronomia ou Geociências. Desta forma, reconhecemos que o Crea-AL atua com o protagonismo que tem hoje graças também ao trabalho que a Gazeta de Alagoas presta, levando a informação para a sociedade em geral. Parabenizamos a Gazeta de Alagoas pelos seus 90 anos de atuação, assim como o Crea-AL, em defesa da sociedade.

Vagner Paes
Vagner Paes | Foto: Divulgação

Vagner Paes - presidente da OAB/AL

“A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) parabeniza a Gazeta de Alagoas pelos seus 90 anos de compromisso com a informação. Ao longo dessas nove décadas, temos acompanhado os fatos mais relevantes que acontecem não só no estado, mas também no Brasil e no mundo, seguros de que estamos diante de uma fonte íntegra e confiável. Como presidente da seccional alagoana da Ordem e leitor de jornal, ressalto o importante papel desempenhado pela Gazeta de Alagoas nos dias atuais, quando travamos uma batalha contra as fake news e a desinformação. Que este aniversário seja apenas o prelúdio de muitos anos de sucesso. Parabéns à Gazeta de Alagoas e a todos que trabalham, diariamente, em busca da informação de qualidade”.

Pastor Oriosvaldo
Pastor Oriosvaldo | Foto: Divulgação

Pastor José Orisvaldo Nunes de Lima - presidente da Assembleia de Deus em Alagoas

“Sou alagoano de Palmeira dos Índios e aos sete anos aprendi a ler e escrever com certa fluência. Naquele tempo, as bancas de revistas e jornais eram a praxe de todas as cidades desenvolvidas, e Palmeira não estava fora. Desde então, quando ganhava dos tios algum dinheiro extra, ia visita-las para comprar gibis e a revista Seleções, e sempre via dependurada ali a nossa Gazeta de Alagoas. Quanto enxergava uma manchete importante para minha curiosidade, a comprava também. Aos doze anos, fui trabalhar na loja Palmeirão dos Tecidos e estudava à tarde, e meu patrão, seu Liberalino, era assinante e sempre depois que ele lia, o exemplar ficava à disposição dos funcionários e eu devorava a leitura com sofreguidão.

A Gazeta sempre esteve presente nos grandes eventos de nossa Igreja Assembleia de Deus no Estado de Alagoas. Quando completamos nosso cinquentenário, em 1965, ela produziu farta matéria e documentou nossa festa, do mesmo modo no nosso Jubileu de Diamante, em 1990, e, em 2015, no nosso centenário, bem como em muitos outros eventos, sempre um jornal parceiro e amigo. Como prova do nosso bom relacionamento institucional, quando fervia as trágicas notícias que foram ressoadas nos jornais mundo afora, sobre a trágica morte a tiros, de um deputado alagoano em nossa Assembleia Legislativa, em 1957, o chargista Nunes (que deve ser meu parente) fez uma de suas pitorescas charges, onde um indivíduo se encontrava com outro e perguntava: “para onde você vai?” Ao que o interpelado respondeu: “Eu vou na assembleia”. O outro retrucou: “qual assembleia? A Assembleia de Deus na Avenida Moreira e Silva ou a do diabo, na Praça Dom Pedro II?”

Saudades do bom humor do Nunes e do tempo que nosso jornal era materializado no papel.

Em nome da Assembleia de Deus no Estado de Alagoas, parabéns ao nosso jornal, aos seus diretores e funcionários”.

Josealdo Tonholo
Josealdo Tonholo | Foto: Divulgação

Josealdo Tonholo - reitor da Ufal

Cumprimentamos a todos os que fazem a Organização Arnon de Mello, nesta data toda especial da comemoração dos 90 anos da Gazeta de Alagoas!

Mais que um equipamento de comunicação, a Gazeta de Alagoas tem 90 anos de excelentes serviços prestados à gente alagoana. Comunicação rápida, confiável e com inigualável capacidade de multiplicação, a Gazeta de Alagoas participou e continua participando ativamente da nossa vida.

Tomo a liberdade de citar aqui um fato de 2020.. .no início da Covid e que a Ufal estava diretamente envolvida. Na edição do dia 17 de março de 2020, a Gazeta de Alagoas divulga a notícia de que a Ufal determinou suspensão das aulas por tempo indeterminado por causa do Covid-19. Esta foi uma decisão muito difícil de ser tomada e trouxe rusgas de vários setores à gestão da Ufal. Naquele momento, a gestão da Ufal tinha que tomar uma decisão inédita, face ao iminente retorno das aulas e à possibilidade de propagação da doença, que ainda não tinha chegado a terras alagoanas. Assim foi feito numa reunião com o então vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa, e instituições de Educação. Tomamos a decisão pela Ufal e ocorreu um efeito cascata nas outras instituições. Dito e feito, a decisão que parecia açodada foi ratificada como certeira em menos de quinze dias. A própria Gazeta registra isto na sua edição de 31 de março de 2020, com a manchete "Alagoas tem primeira morte por coronavírus, diz governador". Tempos difíceis para todos nós de Alagoas, do Brasil e do mundo! Mal sabíamos o que ainda viria pela frente. E a Gazeta de Alagoas estava lá... sempre presente! Nossos votos são de que as manchetes da Gazeta doravante sejam mais alardeadoras de uma Alagoas melhor, de uma gente mais acolhida e de um povo mais feliz! Que venham os próximos 90 anos! Parabéns à Gazeta!

José Nogueira
José Nogueira | Foto: Divulgação

José Nogueira - presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL)

“A Gazeta tem uma contribuição importante para o setor da construção civil, seja através da cobertura jornalística ou como espaço para que as empresas divulguem seus produtos, suas conquistas. Para nós que fazemos essa indústria que movimenta uma imensa cadeia produtiva é fundamental ter um veículo de comunicação divulgando nossas ações. Posso dizer que ao longo desses 90 anos a Gazeta tem sido uma parceria importante, que acompanha a evolução do mercado da construção em todo o estado. Impossível dizer qual a notícia que mais me marcou ao ler nas páginas da Gazeta, mas as coberturas de grandes acontecimentos que marcaram a história de Alagoas, do Brasil e do mundo eu sempre esperava a Gazeta do dia seguinte para saber mais informações. As capas sempre bem trabalhadas, com um jornalismo de qualidade. Parabenizo seus gestores e profissionais pela história construída na Comunicação e no jornalismo de Alagoas e do país”.

Dom Antônio Muniz
Dom Antônio Muniz | Foto: Divulgação

Dom Antônio Muniz Fernandes - arcebispo metropolitano de Maceió

O Jornal Gazeta de Alagoas tem uma longa história, também com a presença da Igreja Católica. Em toda a sua trajetória, ela sempre primou por colocar as notícias mais eloquentes e menos eloquentes, evidentemente, porque é a missão do jornal, de um periódico. Nós acolhemos todas essas ideias e aproveitamos este tempo jubilar, um tempo de aniversário, um tempo de comemoração, para novamente fazer as minhas palavras de agradecimento a toda a sua coordenação, direção, a todos aqueles que operam além da notícia, aqueles que estão por trás das notícias, noticiando e buscando sempre a verdade e estar a serviço desta verdade que nos liberta. E eu desejo que a Gazeta de Alagoas continue prestando esse serviço ora no rádio, ora na televisão e ora na parte escrita e documental. Parabéns a todos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas