Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Funcionários da Eletrobras Distribuição Alagoas fazem ato contra privatização

Acionistas se reúnem nesta tarde para decidir pela autorização da venda da empresa

No dia em que está marcada a reunião dos acionistas da Eletrobras para definir se será concedida a autorização para venda da distribuidora de Alagoas, trabalhadores do sistema elétrico no estado fizeram mais um ato público, em frente à sede administrativa da empresa, no bairro do Farol, em Maceió. A mobilização é nacional e tenta impedir que a medida, considerada pela categoria como sendo um passo para privatização, seja aprovada nesta tarde.

A reunião dos acionistas acontece em Brasília, a partir das 14 horas. Um dos itens da pauta é justamente a autorização para venda do controle acionário de seis distribuidoras de energia do país, inclusive a Eletrobras Distribuição Alagoas, antiga Companhia Energética de Alagoas (Ceal). 

Em Maceió, o ato é capitaneado pelo Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, que representa os trabalhadores do setor elétrico e da Casal no estado. Funcionários da capital e caravanas do interior estão concentrados em frente à empresa, sob uma tenda. Devem permanecer no local até as 12h30 desta segunda-feira. Não haverá expediente de trabalho.

O presidente do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas (Sindurbanitários/AL), Nestor Silva Powell, explica que a Eletrobras detém 99% das ações da antiga Ceal, tendo pleno controle acionário da companhia. 

Além da estatal alagoana, a assembleia dos acionistas vai decidir sobre a privatização da Companhia Energética do Piauí (Cepisa), Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), Centrais Elétricas de Rondônia S.A (Ceron), Boa Vista Energia S.A e Amazonas Distribuidora de Energia S.A. A venda é cogitada desde 2013 como medida para reduzir custos. 

Tags