Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Fiéis celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida com carreata em Maceió

Veículos vão passar pelas ruas da parte alta da capital, levando imagem de Nossa Senhora Aparecida

Celebrando o dia da Santa padroeira do Brasil, a Nossa Senhora da Aparecida, a Igreja Católica montou uma extensa programação para esta segunda-feira (12). As ações começaram pela manhã, quando ocorreu o Ofício de Nossa Senhora e uma missa celebrada por Dom Antônio Muniz, e se estenderam até esta tarde, quando acontece uma missa e, logo em seguida, uma carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, no conjunto Inocoop, no bairro Cidade Universitária, parte alta de Maceió.

Segundo o padre Rodrigo Rios, pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, todos os anos a paróquia realiza uma procissão, mas, devido ao novo coronavírus, este ano a Igreja optou por uma carreata. "Este ano, sendo um ano atípico, optamos por realizar uma carreata. Ao primeiro momento, teremos a missa com o Padre Jan Carlos e logo depois virá o Trio Elétrico: Min. Demúvi, que será seguido por um carro com a imagem de Nossa Senhora e os fiéis em seus carros logo atrás", explicou antes do início da programação da tarde.

"Durante a carreata, percorremos as ruas que fazem parte da paróquia, que são as ruas do Conjunto Inocoop. Andaremos pela parte do Cascadura, do Conjunto Lucila Toledo, do Conjunto Novo jardim e do Condomínio Jardim Tropical, ou seja, todas as partes em torno do Inocoop, que é onde reside o pessoal da paróquia", disse o padre.

Rios contou ainda que a carreata é importante para renovar a fé dos fiéis e animá-los, visto que muitos passaram por longos momentos de isolamento em decorrência do vírus, e alguns estão passando até hoje. Para ele, ver a imagem de Nossa Senhora passando pela rua é uma forma das pessoas verem que não estão sozinhas e que estão sendo acompanhadas por um olhar materno especial.

"Tivemos isso no dia de Santo Antônio e estamos agora repetindo a experiência. Quando fizemos anteriormente vimos as pessoas chorando e se emocionando. Foi uma experiência de demonstração de fé muita bonita, as pessoas iam para a porta e preparavam seu altar, esperando a carreata passar. Hoje, como um dia de feriado nacional, onde as pessoas são muitos devotas, estamos tentando trazer esse sentimento novamente", pontuou o padre.

O pároco salientou também que todos os cuidados estão sendo tomados para evitar o contágio pelo coronavírus. De acordo com ele, todos os fiéis que compareceram para a missa da manhã, celebrada por Dom Antônio Muniz, estavam usando máscara e mantendo o distanciamento de 1,5m. Ele pontuou também que a equipe da paróquia foi toda reduzida, ficando somente com a quantidade suficiente e segura de pessoal. "Todos estão sendo orientados quanto a segurança", finalizou.

Tags