Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Fase educativa para implantação da Zona Azul começa dia 3 em Maceió

Fiscalização efetiva será a partir do dia 8 de abril, segundo informa prefeitura

Para orientar a população sobre o início da fiscalização da Zona Azul, no dia 08 de abril, a Prefeitura de Maceió dará início às ações educativas na próxima segunda-feira (03).

A medida estabelece a rotatividade de automóveis em estacionamento de vias e espaços públicos da capital em áreas comerciais e de grande fluxo, evitando o parcelamento e uso inapropriado do espaço urbano por terceiros.

Leia também

Toda a viabilidade técnica para o funcionamento da Zona Azul já foi finalizada com a proposta de priorizar o uso igualitário das vagas para que haja circulação dos carros e motos.

Inicialmente, a equipe de Educação de Trânsito vai atuar com caráter educativo nos estacionamentos (bolsões) da Prefeitura no entorno dos edifícios Harmony Center e Le Monde, na Jatiúca, com as devidas sinalizações indicativas, para instruir os usuários sobre a Zona Azul.

Passado o período educativo, a Zona Azul nos estacionamentos da região do Harmony vai passar a operar das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 14h aos sábados.

O valor cobrado será de R$ 2,50 por hora, podendo fazer o pagamento fracionado, de acordo com os minutos de permanência, a depender do meio de pagamento empregado: nos bolsões (grande áreas), o tempo máximo de permanência será de 4h e nas vias públicas, de 2h.

Decisão do TJ-AL

Em decisão publicada no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), em 22 de março de 2017, o presidente do órgão, desembargador Otávio Leão Praxedes, acolheu o recurso formulado pela Prefeitura de Maceió e pela (SMTT), autorizando a implantação da "Zona Azul" em Maceió.

Segundo a decisão, "o intuito primordial deste sistema de estacionamento é o de melhorar o trânsito, incentivando a população a utilizar mais os transportes públicos, evitando os crescentes congestionamentos de veículos motorizados particulares. Sem falar que, por meio da rotatividade, a disponibilização dos espaços públicos e de vagas de estacionamento se dá de forma mais democrática".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas