Estudantes de AL se destacam nas olimpíadas do conhecimento

Conquistam refletem mobilização e engajamento de professores e estudantes

Estudantes da rede estadual de ensino de Alagoas foram destaque em olimpíadas do conhecimento. Desta vez, a conquista foi nas Olimpíadas Mandacaru de Matemática e na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). Uma das maiores olimpíadas do país, a Mandacaru visa integrar o estudo da matemática à valorização da cultura nordestina, contando com a participação de estudantes de toda a região.

Este ano, foram 70 mil inscritos e a competição teve a participação de estudantes de outros estados e até de outros países, a exemplo de Guiné-Bissau e Angola. Pela rede estadual de Alagoas, 39 estudantes conquistaram medalhas.

É o caso da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, de Craíbas, que teve 25 medalhas, das quais 1 ouro, 9 pratas, 15 bronzes e 15 Menções Honrosas. O desempenho valeu à unidade de ensino o Troféu Escola Arretada.

Premiação também para o Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Agreste, de Arapiraca, com 8 medalhas – 5 ouros, 2 pratas e 1 bronze -; Escola Estadual Fernandes Lima, de Maceió, com 1 prata, 1 bronze e 1 Menção Honrosa; Escola Estadual Manoel de Matos, de Santana do Mundaú, com 1 bronze e 2 Menções Honrosas e as escolas estaduais Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios e Dr. Jorge de Lima, União dos Palmares, cada uma com uma prata. Já a Escola Estadual Djalma Barros Siqueira, de Coruripe, teve Menção Honrosa.

“Nossa escola busca sempre inovar e, este ano, tivemos esse reconhecimento a nível nacional graças ao desempenho na Olimpíada Mandacaru, o que nos rendeu o Troféu Escola Arretada. Essa conquista é fruto também do nosso projeto @engajaenem, idealizado por um grupo de professores, dentre eles o professor de matemática Weverton Vieira”, relata a diretora da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, Rosineide Damaceno.  

Medalhista de bronze pela escola, Cícera Batista comemora a conquista. “Sou muito grata a este projeto e a esta olimpíada, que mostra todo o nosso potencial”, afirma.

GEOGRAFIA

Já a OBG teve 233 equipes de Alagoas e, dentre estas, 119 premiadas – 23 com ouro, 35 com prata e 61 com bronze. A competição é voltada para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio e cada equipe é composta por três estudantes e um/a professor/a orientador/a.

Pela rede estadual, 19 equipes foram premiadas. Dentre estas, 2 foram ouro – as escolas estaduais Francisco Domingues, de Limoeiro de Anadia e Judith Nascimento, de Messias-; 7 foram prata – com alunos da Escola Estadual Francisco Domingues e do Colégio Tiradentes – Unidade Agreste e 10 foram bronze- novamente a Escola Estadual Francisco Domingues e o Colégio Tiradentes Agreste, além das escolas estaduais Laura Chagas, de Santana do Ipanema; João Morais Cavalcante, de Rio Largo; Virgínio de Campos, de Maceió e Izaura Antônia de Lisboa, de Arapiraca.

A equipe medalhista de ouro da Escola Estadual Francisco Domingues teve o melhor desempenho na prova entre as escolas estaduais e, ao lado do Colégio Contato de Maceió e Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Murici, vai representar Alagoas na etapa nacional em Campinas (SP).

Com assessoria*

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p