Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Em meio à impasse, Prefeitura mantém festa de Iemanjá em Maceió

Evento está marcado para a próxima terça-feira, nas orlas de Pajuçara e Ponta Verde

A Prefeitura de Maceió confirmou, na tarde desta quarta-feira (2), que a manifestação em homenagem à Iemanjá, marcada para a próxima terça-feira (8), está mantida nas orlas de Pajuçara e Ponta Verde. A confirmação do evento acontece em meio a um impasse que cerca a realização do festejo, visto que grupos evangélicos também cobram a autorização, por parte do Município, para a realização de outro ato religioso, na mesma data e locais.

Por meio de nota, a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) confirmou que a manifestação de grupos de matriz africana está mantida para o dia 08, feriado da Imaculada Conceição. Já em relação ao evento evangélico, a SMCCU informou que vai aguardar uma decisão judicial, visto que os representantes de igrejas evangélicas informaram que pretendem utilizar a Praça Multieventos, em Pajuçara, na mesma data.

Por duas vezes, o promotor de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual (MPE), Flávio Gomes, recebeu líderes de ambos os segmentos religiosos, com o objetivo de se chegar a uma acordo. Apesar das tentativas, não houve consenso entre as partes envolvidas.

De acordo com o presidente da Federação Zeladora das Religiões Tradicionais Afro-brasileiras, Paulo Silva, a homenagem à Iemanjá tem início ainda durante a madrugada, encerrando-se ao final da noite, sendo "uma tradição de décadas". "Os evangélicos que desejam fazer um evento no mesmo local, na Praça Multieventos, podem comprometer o nosso ritual", comentou Paulo.

Por outro lado, os evangélicos negam qualquer tipo de perseguição e argumentam que a data e o local, em virtude de sua acessibilidade, foram escolhidos há cerca de 10 anos, com o objetivo de se fazer orações em prol de todos os maceioenses, em alusão ao aniversário de 200 anos da capital.

Tags