Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Ecopontos são alternativa à população para fazer o descarte correto de resíduos

Por mês, instrumento recebe cerca de 1.400 toneladas de materiais

Os Ecopontos foram pensados pela Prefeitura de Maceió para coibir e reduzir o descarte irregular de resíduos em mais de 180 pontos crônicos mapeados. Nos cinco pontos espalhados pela cidade, nas partes alta e baixa, são coletadas cerca de 1.400 toneladas de resíduos por mês.

Os pontos funcionam nos bairros da Pajuçara, Vergel do Lago, Tabuleiro do Martins, Santa Lúcia e no Conjunto Santa Maria, na Cidade Universitária. É o que informa a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), responsável pela administração dos Ecopontos.

Leia também

Neles, a população e os carroceiros que fazem transportes na cidade podem descartar de pequenos volumes (até um metro cúbico) a resíduos de construção civil, restos de poda e material inservível e volumoso – como móveis e eletrodomésticos em desuso.

De acordo com o superintendente municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ronaldo Farias, o Ecoponto é uma forma de reduzir o descarte inadequado de resíduos em vias públicas, evitando os chamados pontos de lixo crônico.

“Hoje, temos cinco Ecopontos, mas estamos trabalhando para beneficiar outras regiões da cidade. A gente pede que o cidadão que contrata um carroceiro tenha a certeza que o material será entregue em um deles e não despejado no meio da rua. Assim podemos cuidar da nossa cidade, do meio ambiente e fazer a destinação correta dos resíduos sólidos”, ressalta o superintendente.

Além de realizar o descarte nos Ecopontos, outra forma do cidadão ajudar a manter a cidade limpa é solicitar a coleta de volumosos por meio da Central de Monitoramento da Sudes.

“Quem tem sofás, cadeiras, geladeira e outros móveis ou eletrodomésticos que não têm mais serventia pode ligar para o número 0800 082 2600, pelo número 156 ou enviar a solicitação pelo Whatsapp 98802-4834. A partir destes contatos, a coleta é programada e uma equipe da Sudes vai até a casa do cidadão para recolher o material gratuitamente”, acrescenta o superintendente.

Endereço Ecopontos:

Pajuçara: Rua Campos Teixeira, n°476;

Tabuleiro: Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão;

Dique Estrada: Av. Governador Teobaldo Barbosa – Vergel do Lago;

Santa Lúcia: Avenida Oswaldo Ramos, 912 – Jardim Petrópolis;

Santa Maria: Av. Lourival Melo Mota, Conjunto Santa Maria, s/n – Cidade Universitária

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas