Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

É falso vídeo que associa morte de criança à vacinação contra a Covid-19

Imagens de um homem desesperado em hospital são de 2019, um ano antes do início da pandemia

A Prefeitura de Maceió desmentiu um vídeo que tem circulado em aplicativos de mensagem, mostrando um pai desesperado no hospital após perder o filho. As imagens foram associadas à vacinação contra o coronavírus, mas não possuem nenhuma relação com a imunização. Segundo o Município, não há nenhuma morte de criança relacionada ao imunizante pediátrico.

No registro, um homem grita em um hospital enquanto é contido por seguranças. Na legenda, o autor da postagem associa as imagens à vacinação pediátrica: "Vacinação mata criança na Paraíba". No entanto, as imagens foram gravadas em fevereiro de 2019, mais de um ano antes do início da pandemia, e no Estado do Amazonas.

Leia também

De acordo com a Maternidade Balbina Mestrinho, em Manaus, o vídeo foi feito em suas dependências, após mãe e filho morrerem durante um procedimento obstétrico. Além disso, o Governo da Paraíba negou que tenha registrado qualquer óbito de criança causado pela vacina.

Vacina salva vidas

O vídeo com informações falsas tem circulado no WhatsApp desestimulando os pais a levarem suas crianças aos locais de vacinação. O secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura, alerta que, ao contrário do que alguns pais estão acreditando, a vacina ajudou a salvar milhares de vidas e continua prevenindo novos casos de covid-19.

Em Maceió, o índice de óbitos pela doença era de 18% no início do ano passado, antes da campanha de imunização. Hoje, com cerca de 80% dos adultos e adolescentes vacinados na capital, o total de mortes não passa de 1%.

"Esqueçam a Internet. O pai e a mãe têm que pensar: 'Se nós estamos vacinados, nossos filhos também têm que estar'. Quem autoriza a vacina é a Anvisa, a maior autoridade do Brasil no assunto. Não tem que se influenciar por notícias falsas, vamos vacinar e viver em segurança", cobrou o secretário.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas