Entre marchas, bandeiras e um espírito festivo, milhares de pessoas se reuniram na manhã deste sábado (7), na Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá, em Maceió, para assistir e prestigiar o desfile militar em comemoração aos 202 anos da Independência do Brasil.
Desta vez, o governador Paulo Dantas (MDB) não pôde comparecer ao evento para dar início à solenidade com a revista à tropa, pois está em viagem.
Leia também
Nessa circunstância, o desembargador Fernando Tourinho, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), o substituiu e realizou a revista. Em seguida, ele foi ao palanque oficial para dar início ao desfile, às 9h.
“Esse é um dia histórico, que ficou marcado para todos nós, brasileiros, que amamos esta terra. Estou muito feliz de estar aqui representando o governador Paulo Dantas, o Poder Judiciário alagoano e participando deste dia importantíssimo para o povo brasileiro”, comemorou o desembargador.
Neste ano, desfilaram tropas das Forças Armadas com base em Alagoas: Exército, Marinha e Aeronáutica; além das forças de segurança pública do Estado. De acordo com a organização do evento, a tradição anual é marcada pela presença de 1.500 civis e militares.
Ao longo da avenida, ficaram disponíveis palanques para a imprensa e convidados, além de uma tenda destinada à acessibilidade e arquibancadas para acomodar o público esperado.
Teve gente que chegou cedo para garantir um bom lugar. Este foi o caso de Ana Lúcia Santos Almeida, que marcou presença ao lado da irmã para admirar a Polícia Militar (PM) e o Exército Brasileiro, como já fez em anos anteriores. “Eu acho um evento muito bonito e muito importante para nós”, exaltou.
Já Ademir Silva, maceioense que veio com a família completa, tinha um objetivo claro. Ele, que é pai, preza pelo incentivo ao filho mais velho, que deseja servir o Estado, assim como fez a figura paterna há alguns anos. “Eu servi o Exército e desisti, mas até hoje continuo com o sentimento de arrependimento. Venho aqui para prestigiar o policiamento com minha família pela quinta vez, é muito bacana”, informou ele.
Além do filho mais velho, o pequeno Henrique Gabriel Silva apareceu empolgado ao lado dos parentes, vestindo uma camisa colorida do Brasil. Segundo o pai, é um momento emocionante que serve também para inspirar os mais jovens, que futuramente poderão seguir o rumo dos cívico-militares que protagonizaram o evento.
Em meio ao mar de preto e verde dos militares que tomaram conta da passarela, a equipe dos bombeiros fez uma entrada marcante no desfile deste 7 de setembro, encantando o público com nuvens de fumaça vermelha e laranja, que simbolizam suas cores emblemáticas.
A apresentação trouxe um toque vibrante ao evento, reforçando o espírito de coragem e dedicação celebrado e admirado por aqueles que estavam ali para prestigiar essa força de segurança da população.
Simbolizando o orgulho nacional e a importância da colaboração entre diferentes setores, a festividade é vista como uma oportunidade para relembrar os valores que sustentam a nação e celebrar aqueles que dedicam seu tempo em prol da população.