Defesa Civil alerta sobre aumento da movimentação do solo na mina

Há possibilidade de rompimento da mina e surgimento de cratera; novo aviso foi enviado por SMS

A Defesa Civil de Maceió emitiu, no início da noite desta quinta-feira (30), um novo aviso sobre o "aumento significativo na movimentação do solo na mina 18", mantida pela Braskem, no Mutange. A região, próximo ao antigo campo do CSA, está em alerta de colapso iminente desde a quarta (29).

Em nota, o órgão explicou que há possibilidade de rompimento da mina e surgimento de um sinkhole - escorregamentos de terra que criam crateras. A cavidade está sendo monitorada e pode desabar a qualquer momento.

"Por precaução, a recomendação é clara: a população deve evitar transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo", ressaltou a Defesa Civil.

O órgão frisou, por fim, que a equipe obtém informações baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA:

A Defesa Civil de Maceió permanece em ALERTA MÁXIMO devido ao risco iminente de colapso em uma das minas na região DO ANTIGO CAMPO DO CSA. Estudos mostram um aumento significativo na movimentação do solo na Mina 18, indicando a possibilidade de rompimento e surgimento de um sinkhole. Por precaução, a recomendação é clara: a população deve evitar transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo. A equipe de análise da Defesa Civil ressalta que essas informações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas. A Defesa Civil de Maceió reitera a recomendação de evitar a área desocupada DO ANTIGO CAMPO DO CSA por questões de segurança.

Defesa Civil alerta sobre aumento da movimentação do solo na mina - Foto: Reprodução

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p