Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

CPRM e UFRN firmam parceria para realizar estudos em bairros de Maceió

Os quatro bairros afetados por colapsos de minas de sal-gema e suas redondezas terão abalos sísmicos investigados

Uma parceria entre o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deve trazer respostas mais precisas sobre a fonte de fenômenos sismológicos que vêm sendo observados nos bairros afetados pelo colapso de minas de sal-gema em Maceió.

Os estudos conjuntos entre os dois órgãos devem começar dentro de oito meses, conforme prevê o plano de trabalho, e contarão com sete pesquisadores da universidade, nove da UFRN e um pesquisador do Instituto Nacional de Meio Ambiente e Riscos Industriais da França (Ineris).

Leia também

Neste período, estão previstas atividades de campo - ainda sem datas definidas, bem como workshops internos entre os pesquisadores para implantação de banco de dados sismológicos e discussão de novos estudos realizados para a região.

Adelaide Mansini, chefe do Departamento de Gestão Territorial (Deget) da CPRM, afirma que a parceria vai permitir aos órgãos locais estabelecer protocolos para o monitoramento das áreas afetadas em caso de novos abalos, facilitando a tomada de decisões para proteger a população.

Mansini acrescenta que estes estudos permitirão, ainda, a capacitação da equipe técnica do  Deget e da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica (Disege) nesta temática, uma vez que têm sido registrados eventos recentes de sismos induzindo a queda de blocos rochosos de encostas em áreas urbanizadas, principalmente na Região Nordeste do país.

"Os estudos sobre as causas dos fenômenos de rachaduras e afundamentos em bairros de Maceió foram iniciados pelo Serviço Geológico do Brasil em 2018 e as conclusões apresentadas em audiência pública em 2019. Após a etapa investigativa, seguimos em Maceió como membros do Plano de Ação Integrada instituído pela Defesa Civil Nacional, com a participação de diversos órgãos, para acompanhar o monitoramento do fenômeno e apoiar tecnicamente os órgãos municipais", destaca Adelaide Mansini.

Os estudos e demais informações técnicas referentes ao trabalho do SGB-CPRM na capital alagoana estão disponíveis para consulta nolink.

Parceria

Reconhecida pela excelência e expertise em temas geocientíficos, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi escolhida pelo SGB-CPRM devido ao domínio em sismologia e geologia estrutural. A instituição dispõe de laboratórios de alta qualidade, sendo referência no país, com tecnologias que atendem aos estudos e pesquisa a serem desenvolvidos em Maceió.

Neste sentido, para a UFRN, a parceria firmada resultará também em um retorno científico de grande valia, uma vez que o fenômeno nos bairros afetados é inédito em uma área urbana brasileira, com implicações técnicas e sociais.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas