Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Covid: Vacinação em Maceió terá cadastro em site e drive-thru, prevê prefeitura

Primeira fase da imunização começa em 25 de janeiro, segundo Ministério da Saúde; Maceió fará convocação de profissionais para efetivo de vacinação

Os maceioenses poderão marcar horário e local para tomar a vacina contra a Covid-19 por meio de um site, planeja a Prefeitura de Maceió. Já há doze locais para a aplicação da vacina no município, mas se explora também a possibilidade da instalação de pontos de drive-thru para a imunização rápida.

O anúncio foi feito pelo coordenador do Gabinete Integrado de Prevenção à Covid-19 da prefeitura, Claydson Moura, que esteve reunido nesta quinta-feira (7), com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para definir os últimos pontos do sistema de pré-cadastramento para a vacinação.

A primeira fase, que se inicia em 25 de janeiro no calendário do Ministério da Saúde (MS), engloba profissionais de saúde, idosos com mais de 75 anos e aqueles com mais de 60, mas que vivem em abrigos, além de povos indígenas que vivem em aldeias e comunidades tradicionais. Um chamamento será realizado nos próximos dias para pré-cadastro de profissionais de saúde para o efetivo da campanha de vacinação.

No site, o público-alvo da vacinação deve enviar nome, CPF e outras informações para o sistema online, assim como a marcação de um local e horário onde se dará a imunização. O trabalhador de saúde terá de constar no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) para efetuar o agendamento.

"Queremos, nos próximos dias, estar com a campanha pensada, o sistema de cadastramento pronto, tudo integrado e simples, para garantir a vacinação de forma rápida. Seremos uma das primeiras capitais a iniciar a imunização", prometeu Claydson Moura.

Acessibilidade

Os que não puderem acessar a internet para efetuar o agendamento poderão receber a vacinação comparecendo a um dos locais de vacinação portando a documentação que comprove que é parte do grupo prioritário. Os cerca de dois mil acamados da capital serão atendidos por equipes volantes. Um call-center para tirar dúvidas dos maceioenses sobre a vacinação será criado.

Também facilitará para os maceioenses a presença de pontos de drive thru pela capital, que serão definidos pelo gabinete junto à Secretaria Municipal de Saúde. Dessa forma, os maceioenses poderão receber a vacina do conforto e segurança de seus automóveis. Escolas municipais também estão na mira do gabinete para receberem as equipes de vacinação.

Tags