Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Covid: Educação elabora protocolo para retorno às aulas em Maceió

Documento apresenta retomada das atividades de forma paulatina e apresenta cronograma

Apesar de o retorno presencial das aulas na rede pública de ensino ainda ser incerto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) já preparou todo o processo de retomada das atividades, tão logo seja autorizada. Para isso, elaborou o documento intitulado 'Protocolo de retorno às atividades presenciais na vigência da pandemia de Covid-19'. O texto, de 44 páginas, ainda será publicado no Diário Oficial do Município (DOM), mas já está socializado com as escolas da rede municipal de ensino da capital.

Dividido em onze capítulos, o documento foi elaborado pela equipe técnica da Semed, em conjunto com a da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e define quais os protocolos na volta às aulas em cada um dos espaços, tanto nas escolas, quanto na própria sede da Secretaria Municipal de Educação, e engloba todos os públicos relacionados a tais ambientes.

Leia também

O protocolo estabelece a retomada das atividades de forma paulatina e apresenta um cronograma para a volta às aulas, dividido em cinco etapas. Assim, na etapa 1, voltariam os estudantes do 5º e do 9º ano e o segmento de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da 3ª e 6ª fases. A etapa 2 é reservada para os estudantes do 4º e do 8º ano e os da 2ª e 5ª fases da EJA. Na etapa 3, a previsão é de retorno das crianças de 4 e 5 anos; estudantes do 3º e 7º ano e os da 1ª e 4ª fases da EJA.

Somente na etapa 4 está previsto o retorno para crianças de 3 anos; e dos estudantes do 2º e 6º ano. As crianças de zero até 2 anos, os estudantes do 1º ano e os alunos da educação especial só retornarão, conforme o cronograma contido no protocolo, na quinta e última etapa.

De acordo com o texto, o retorno às atividades de servidores e estudantes na vigência da pandemia de Covid-19 requer o envolvimento e a responsabilidade de todos os participantes deste cenário. E alguns cuidados devem ser seguidos para que se tenha uma barreira de biossegurança capaz de assegurar que o cumprimento das atividades educacionais seja concretizado. E alerta que as recomendações poderão ser revistas e alteradas, caso as autoridades sanitárias alterem os procedimentos.

As recomendações do documento da Semed relacionam, desde os cuidados mais conhecidos, como o uso do álcool a 70%, até a relação da quantidade e localização para instalação de pias para higienização das mãos, passando pela aquisição e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), manipulação correta de alimentos, uso de biblioteca, entre outros tópicos. Além disso, abrange não apenas os servidores públicos das escolas e da sede da Secretaria, mas também alunos, pais e público visitante.

A coordenadora de Gerenciamento e Organização Escolar da Semed, Marta Palmeira, explica que o documento já tramitou em todos os setores e aguarda, apenas, o parecer do Conselho Municipal de Educação (Comed).

"O colegiado está com o texto desde agosto e, tão logo se posicione, será oficializado através do Diário Oficial. A gestão espera que o parecer do Comed seja emitido ainda esse mês", aposta Marta.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas