Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Conheça os riscos associados ao uso inadequado de anabolizantes

Médico alerta que hormônios sintéticos podem causar alterações irreversíveis para a saúde cardíaca e contribuir para o aparecimento de diversas doenças

O uso inadequado dos anabolizantes pode trazer vários riscos à saúde. Uma das principais complicações é a morte das células musculares do coração, levando a quadros de fibrose cardíaca ou miocárdica. Muitas pessoas usam o artifício para ganhar massa muscular e ter um corpo bem definido.

No entanto, o aumento da performance sem acompanhamento médico, apenas para fins estéticos, traz riscos que podem contribuir para o aparecimento de diversas doenças e causar alterações irreversíveis à saúde cardíaca. O alerta é do cirurgião cardiovascular do Hapvida NotreDame Intermédica, Dr. José da Silva Leitão.

Leia também

Uma das principais complicações é a morte das células musculares do coração, levando a quadros de fibrose cardíaca ou miocárdica. “Essa é uma condição que provoca alterações no funcionamento do órgão, já que faz com que os tecidos cardíacos se endureçam e, em alguns casos, fiquem distendidos. Arritmias, taquicardias e insuficiência cardíaca, que acontece quando o coração tem dificuldade para bombear o sangue para o corpo, também são comuns”, explica.

Outras complicações e tempo de uso

Acne severa, crescimento anormal de pelos no corpo, tremores, elevação dos triglicérides e colesterol ruim (LDL), diabetes, aumento da pressão arterial, impotência sexual e até tumores no fígado e no pâncreas também podem ser desencadeados pelo uso indiscriminado dos anabolizantes.

O médico do Hapvida NotreDame Intermédica alerta, especialmente, ao seu consumo na pré-adolescência, já que o crescimento do indivíduo pode ser interrompido, deixando a pessoa com baixa estatura.

“Pesquisas revelam que a saúde do paciente pode começar a ficar comprometida a partir da quarta semana de uso, mas que ex-usuários da testosterona permanecem com o risco de desenvolver problemas cardíacos mesmo após a interrupção das aplicações dos esteroides”.

“Por isso, para quem pretende iniciar ou já usa anabolizantes, o acompanhamento por um profissional especializado em medicina do esporte é fundamental. Lembrando que essas substâncias podem, ainda, ser indicadas em situações clínicas específicas, como em casos de disfunções hormonais”, finaliza.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas