Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Comércio abre meio expediente nesta quinta (8), Dia de Corpus Christi

Aliança Comercial de Maceió confirma que os trabalhadores do setor que desejarem participar das comemorações religiosas estarão liberados no segundo horário

A Aliança Comercial de Maceió confirma que, neste dia 8 de junho (quinta-feira), feriado religioso de Corpus Christi, o Comércio de Maceió vai funcionar em horário especial.

O expediente se inicia às 8h, indo até às 14h, quando as lojas fecham para que uma procissão seja realizada pela Igreja Católica, liberando os comerciantes que queiram participar do evento sacro.

Leia também

Já na sexta-feira (9), o comércio central da capital funciona no horário normal, das 8h às 18h, e, no sábado (10), o comércio abre em horário estendido, até às 15h, aguardando as compras para o "Dia dos Namorados".

FERIADO RELIGIOSO

A data em que se comemora o Corpo de Cristo é reconhecida como feriado municipal em Maceió e consta no calendário de feriados para o ano de 2023, o que acaba alterando o funcionamento de órgãos públicos, comércio, bancos e serviços na capital.

Corpus Christi é uma data comemorada todo ano pela Igreja Católica, sempre na segunda quinta-feira depois do domingo de Pentecostes. A data celebra o Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

Neste dia 07 de junho, acontecerá no Santuário Eucarístico Arquidiocesano, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no centro de Maceió, uma programação com missas realizadas às 06h, 12h e 16h; a exposição do Santíssimo Sacramento, às 07h, e bênção às 16h.

Na quinta-feira (08), Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, a programação será realizada na Catedral Metropolitana, no centro da cidade, começando às 6h, com a Santa Missa festiva, seguida de concelebração Eucarística solene, às 9h; das 10h30 às 16h os fiéis seguem em Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 16h. A solene Procissão, com o Santíssimo Sacramento, pelas ruas do Centro, sairá às 16h, e chegando à Praça dos Martírios, onde será celebrada a terceira missa do dia.

No Santuário Eucarístico Arquidiocesano haverá uma Celebração Eucarística, às 12h.

A Arquidiocese de Maceió definiu que as paróquias do setor Centro assumirão a liturgia durante o chamado Tríduo Eucarístico, e que, no dia da solenidade, todas as paróquias da capital celebrarão, no período da manhã, em suas matrizes, a data festiva.

No período da tarde, a programação definida pelo clero, religiosos e leigos é a que as cerimônias acontecem centralizadas na Catedral Metropolitana.

A programação também confirmou que, neste ano, a procissão de Corpus Christi retorna ao seu trajeto original, com chegada na recém-reformada Praça dos Martírios, trecho que estará interditado para que possa ser decorado com a confecção dos tradicionais tapetes pelos fiéis.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas