Os comerciantes dos Flexais participarão novamente da Feira de Negócios da Grota, que acontecerá na Praça Multieventos, na orla de Pajuçara, em Maceió. A segunda edição do evento iniciará nesta quinta-feira (26) e vai até domingo (29), com produtos dos empreendedores locais.
A comunidade será representada por dez moradores que venderão alimentos, plantas, utensílios domésticos e outros produtos. A presença dos artesãos e comerciantes da região tem o apoio do Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais, que é uma iniciativa voltada para promover o empreendedorismo local.
Leia também
A feira é organizada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) e tem como objetivo incentivar os empreendedores de comunidades urbanas da capital.
A empreendedora Edileuza Lira, que participou da edição anterior, falou sobre suas expectativas para a feira. "A primeira edição foi um divisor de águas para mim. Foi muito gratificante ver meu trabalho sendo divulgado, com pessoas de fora do Brasil comprando meus produtos. Jamais conseguiria isso vendendo apenas em meu espaço. Mais importante do que vender foi perceber as pessoas valorizando meu material e meu serviço", afirmou ela.
O incentivo ao empreendedorismo nos Flexais é parte do eixo "Economia e Trabalho", que reúne ações para estimular o desenvolvimento econômico da região. Este é um dos cinco eixos que orientam as 23 medidas do Projeto Flexais. Os outros são: "Educação, Esporte, Lazer e Meio Ambiente", "Saúde e Assistência Social", "Gestão, Atendimento à Comunidade e Segurança" e "Mobilidade".
Para estimular a geração de renda na comunidade, o Projeto Flexais também promove o programa "Aprendi no Flexal", que oferece cursos de capacitação. Até o momento, dez turmas já foram formadas e mais quatro estão em andamento.
Os cursos são realizados em parceria com o Senai, Senac e Sebrae, que são referências em formação profissional.