Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Com alta de casos em AL, infectologista tira dúvidas sobre meningite

Vacinação é a principal forma de prevenção contra a doença, segundo especialista; MS informou que Estado tem 53 casos confirmados este ano

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.

Considerando a alta do número de casos de Meningite Viral registrados nas últimas semanas epidemiológicas no Estado, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió faz um alerta sobre os cuidados necessários contra a doença. No Estado, apenas este ano, foram confirmadas 53 infecções, segundo dados do Ministério da Saúde.

A vacinação é a principal forma de prevenção para as principais causas da meningite bacteriana. As vacinas meningocócica C, pneumocócica 10-valente (Conjugada) e pentavalente estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município em qualquer época do ano, e não é necessário esperar a campanha nacional para realizar a imunização.

Para fazer os esclarecimentos sobre a doença, o médico infectologista do PAM Salgadinho, Renee Oliveira, responde às principais dúvidas sobre a meningite, orientando à população sobre os sintomas, formas de transmissão e prevenção contra a meningite.

Artigos Relacionados

O que é a Meningite?

Renee Oliveira - A meningite é uma doença infecciosa, causada por vírus, bactérias e, às vezes, fungos. É uma doença que consiste no processo inflamatório das meninges, que são membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal.

O que é Meningite Meningocócica?

Renee Oliveira - A Meningite Meningocócica é um tipo de meningite bacteriana, provocada pela meningococcal. No Brasil, a bactéria mais prevalente é a meningococcal tipo C.

Quais são os sintomas da doença?

Renee Oliveira - Os sintomas consistem em febre, mal-estar, vômitos, náuseas, dor de cabeça e rigidez na nuca, a ponto do paciente não conseguir encostar o queixo no peito. Em caso de meningococcal, a doença também pode provocar manchas vermelhas pelo corpo.

Como acontece a transmissão?

Renee Oliveira - A transmissão depende do tipo de meningite. A meningite viral acontece pelo enterovírus, que é o principal vírus causador dessa doença. A forma de contágio desse tipo de vírus acontece através do contato com alimentos e água contaminados. Já a meningite bacteriana é transmitida através da respiração.

Onde procurar ajuda ao ser diagnosticado com meningite?

Renee Oliveira - O paciente deve dar entrada no sistema de saúde o mais rápido possível, buscar um local de pronto atendimento, geralmente UPAs, e ser transferido para os hospitais especializados para receber os cuidados necessários.

Como prevenir a meningite?

Renee Oliveira - A principal forma de prevenção contra bactérias que causam a meningite é a vacinação, que estão presentes no nosso calendário vacinal. No entanto, se alguém teve contato com uma pessoa que está com meningite, ela pode fazer a profilaxia, com a utilização de medicamentos para evitar o desenvolvimento de um quadro da doença.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas