Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Celebrações do Domingo de Ramos abrem a Semana Santa

Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, em Maceió, divulgou programação de celebrações

A Semana Santa começa neste domingo (2), com a celebração do Domingo de Ramos. Neste dia, a Igreja Católica celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho, símbolo da humildade. Ele era aclamado pelo povo simples, que o aplaudia e balançava ramos de oliveira.

A programação das celebrações da Semana Santa e Tríduo Pascal, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, no centro da cidade, foi divulgada no início da semana. A semana Maior da Igreja, este ano em abril, começa neste Domingo de Ramos e segue até a manhã da Quinta-feira Santa. Serão realizadas todas as procissões e celebrações tradicionais.

Segundo a Arquidiocese, no Domingo de Ramos (2 de abril) serão realizadas duas Celebrações Eucarísticas, sendo a primeira às 9h, com procissão de Ramos saindo da Igreja São Gonçalo, no Farol, para a Catedral Metropolitana, além de outra Santa Missa, às 17h. Na Quarta-feira Santa (5), às 19h, será celebrado o Ofício das Trevas e, na Quinta-feira Santa (6), pela manhã, às 9h, a Missa do Crisma, uma concelebração Eucarística presidida por Dom Antônio Muniz Fernandes.

Já no Tríduo Pascal começa na Quinta-feira Santa e termina no Domingo da Ressurreição (domingo da Páscoa do Senhor). No primeiro dia, os fiéis participaram da Missa da Santa Ceia do Senhor, às 19h. Na Sexta-feira Santa – Dia da Paixão de Nosso Senhor (7), os fiéis participam da oração do Ofício da Agonia, às 12h, e da Celebração da Paixão, às 15h.

Em seguida, os fiéis acompanharão um cortejo piedoso com a esquife e imagem do Senhor Morto pelas ruas do Centro retornando à igreja Mãe da Arquidiocese.

“No Sábado Santo – Sábado do Silêncio (08), a igreja Catedral permanece sem atividades durante todo o dia, abrindo à noite para a celebração da Vigília Pascal, às 19h; e no Domingo da Páscoa do Senhor (09) a Santa Missa será realizada em dois horários: às 09h e 17h”, explicou a arquidiocese.

O Padre Marcos, da Paróquia Nossa Senhora Rosas Mística, destaca a importância da Semana Santa. “Neste Domingo de Ramos, iniciamos a Semana Santa, celebramos o começo do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Toda nossa fé está centrada nesse mistério”, esclarece.

“A grande preocupação nesse período é a preocupação na mentalidade. Mudança de pensamento. É a metanoia. Conversão do pecador. E nós devemos lutar para que o pecador se converta, para que ele volte para Cristo, para que ele encontre em Cristo o sentido de ser e existir. Mas, também não podemos esquecer de termos uma preocupação com aqueles que nada tem, com os que não têm voz e vez. Temos que sentir a dor do outro porque amamos Cristo”, acrescentou o religioso.

Padre Marcos finaliza “Nosso encontro pessoal com Cristo nos dá a graça de fazermos os atos de caridade”.