Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Capivara encontrada é resgatada e levada para sede do Ibama, em Maceió

Segundo o Batalhão Ambiental, o animal silvestre pode ter sido domesticado em cativeiro; ele passará por exames

Uma capivara que apareceu em uma rua no bairro da Ponta Grossa, em Maceió, foi resgatada no final da manhã desta terça-feira (29) por militares do Batalhão Ambiental. Ainda não é possível identificar como o animal silvestre foi parar no ambiente urbano, mas há a possibilidade de que ele tenha sido criado em cativeiro, nas proximidades do local onde foi encontrado.

Um vídeo mostra o animal debaixo de um veículo, sem apresentar riscos para a população, visto que ele apresentava aparente tranquilidade.

Artigos Relacionados

De acordo com a tenente Mariana, do BPA, o animal foi levado para a sede do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e passará por exames e uma avaliação para saber se existe condições de retorno ao habitat natural.

“Os cuidados começam no momento do resgate, ele tem algumas peculiaridades , pode sofrer de hipertermia, pode ter uma miocardia de captura e a gente tenta suavizar todos esses efeitos no primeiro contato. Pegamos o animal, molhamos toda superfície para tentar resfriar a temperatura corporal. Aqui, eles passam por uma quarentena, onde os profissionais vão avaliar se tem alguma doença, se ele tem condições de buscar alimento na natureza, vão fazer exames e todo cuidado para saber se ele pode voltar ao estado natural dele”, explicou.

Ainda conforme a militar, em uma análise feita nas proximidades da Ponta Grossa, não há locais com curso de água onde o animal poderia viver, o que indica que ele pode ter sido criado em cativeiro.

“Uma análise primária dos espaços no entorno onde ela foi encontrada é que, habitualmente, ela não se deslocaria em uma distância tão grande sem ser percebida. É provável que ela estivesse próximo, sendo feito o cativeiro dela”.