O Saúde da Gente, maior programa de saúde itinerante do Brasil, completou dois anos de existência neste mês de agosto. Lançada em 2022, a iniciativa tem como objetivo dar assistência em saúde de forma acessível a bairros e comunidades em situação de vulnerabilidade social em toda a Maceió. Até o dia 31 de agosto, é a vez dos moradores do Residencial Alamedas, no bairro do Benedito Bentes, receberem os atendimentos.
Os atendimentos ocorrem de segunda a sábado, das 8h às 20h. A tenda do Saúde da Gente permanece em cada localidade por duas semanas. O acesso ao serviço é também facilitado. O cidadão só precisa apresentar um documento oficial com foto e o cartão SUS.
Leia também
A equipe do programa é composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros, e leva assistência às mais diversas frentes, como saúde da mulher, do homem, infantil, animal, mental e grotas.
Uma das maceioenses já beneficiadas pelo Saúde da Gente foi Iraneide Custódio. A dona de casa é moradora da Vila Emater, um dos últimos locais beneficiados pelo programa. “Aqui já atualizei meu cadastro do Bolsa Família, trouxe meu filho no pediatra, fiz exame com ginecologista. Trouxe até meu marido para se consultar. Toda a família adorou o atendimento”, afirma.
Claydson Moura, secretário de Saúde de Maceió, que participou dos primeiros passos da criação do programa, falou um pouco sobre como foi acompanhar o desenvolvimento do Saúde da Gente. “Era tudo uma grande expectativa. A princípio, o programa duraria só sete meses, mas o sucesso e aceitação foram tão grandes que estamos aqui após dois anos. É incrível levar saúde a todas essas pessoas.”
Atendimentos
O Saúde da Gente oferece serviços voltados para o homem, como clínico-geral, dentista, oftalmologista, exames laboratoriais e vacinação.
Já para a mulher, são oferecidas consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, e outros serviços.
As crianças também são atendidas na frente de saúde Infantil, com vacinação, atendimentos pediátrico e psicológico, enfermagem, oftalmologia, coleta de exames, puericultura e encaminhamento às unidades de saúde para a realização do teste do pezinho e da orelhinha.
Os serviços da frente de saúde mental continuam acontecendo de forma descentralizada, tanto nas unidades básicas quanto nas tendas.
As equipes de saúde nas grotas, durante a semana, estão prestando diversos serviços para maceioenses e turistas na estrutura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, no bairro da Ponta Verde. Uma equipe de profissionais também está levando os atendimentos de saúde para abrigos da capital alagoana.
*Com assessoria