Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Após chuva, mancha escura volta a aparecer em praias da capital alagoana

Secretaria colheu amostra da água para posterior análise técnica

Após uma tarde chuvosa, uma grande mancha escura voltou a aparecer em trecho de praia da capital alagoana, nesta quinta-feira (18). A mancha foi vistana orla da Pajuçara e Ponta Verde, decepcionando turistas e maceioenses que passavam pelo local.

Na tarde de hoje, técnicos da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) foram até o local onde o problema foi identificado e fizeram a coleta da água para posterior análise. Também foi feita a medição do impacto causado pelo líquido escuro supostamente depositado no mar.

A Polícia Federal, que já vem investigando o descarte ilegal de esgotos nas praias de Maceió, também foi comunicada sobre o problema e deve investigar as causas desta nova mancha.

"Após as chuvas, vamos trabalhar para identificar o que provocou o surgimento desta nova mancha, mas, pela coloração, dá para ver que tem uma grande quantidade de matéria orgânica misturada a esgoto", comunicou a assessoria da Sempma.

A Sempma reitera que as galerias de águas pluviais devem receber apenas água das chuvas e que as ligações clandestinas de esgoto são classificadas como crime ambiental. Denúncias podem ser feitas por meio do número 98752-2044.

Caso de polícia

Esta não foi a primeira vez que o problema chamou a atenção da população e também das autoridades. No início do mês, a Polícia Federal deflagrou uma operação com o objetivo de apreender documentos e outros materiais que pudessem resultar em punição aos supostos culpados pela grande mancha de esgoto que surgiu no mar da Jatiúca, no ano passado. 

Condomínios de luxo e a própria Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) já foram responsabilizados pelo problema. 

Tags