Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Ação de combate à dengue realiza inspeções em canteiros de obras e terrenos de Maceió

Nas últimas semanas, um registro de morte por dengue foi confirmado; os trabalhos fazem parte da campanha Maceió Unida contra a Dengue

Ações em combate ao mosquito da Dengue foram realizados nos bairros Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara. Profissionais da Gerência de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos do Município realizaram inspeções em canteiros de obras e terrenos. As ações que aconteceram nesta quarta-feira (20) fazem parte da campanha Maceió Unida contra a Dengue, que tem intensificado as ações.

Segundo o médico veterinário da Gerência de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a escolha dos bairros se deu por conta do alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Essas primeiras inspeções tiveram um caráter educativo, com orientações sobre como evitar água parada e tratamento focal e perifocal nos estabelecimentos.

Leia também

“Esses locais apresentam muitas construções, canteiros de obras e acumulam muita água da chuva, criadouros perfeitos para os mosquitos se reproduzirem, então é preciso uma atenção especial. Se forem observados focos do mosquito, orientamos os profissionais a se livrarem desses criadouros, mas, se em uma próxima visita nada tiver sido feito, eles podem receber advertência ou até mesmo multa, a depender da gravidade do caso”, alertou Charles Nunes.

Carmem Samico é gerente do setor e reforçou que o Município está empenhado em reduzir ao máximo os índices de infestação e de casos de dengue, chikungunya e zika. “Nas últimas semanas, ao menos um registro de morte por dengue foi confirmado. Estamos trabalhando fortemente em todas as regiões da cidade para eliminar os focos do mosquito e sensibilizar a população a colaborar conosco nesse sentido”, ressaltou Samico

Inspeção de fossos de elevador em canteiros de obras.
Inspeção de fossos de elevador em canteiros de obras. | Foto: Ascom SMS

A operação desta manhã ocorreu em parceria com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL) e o Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon).

Dia D de mobilização

Além das inspeções em canteiros de obras e terrenos, a Secretaria vem desenvolvendo ações de recolhimento de pneus inservíveis junto a estabelecimentos e locais que apresentam grande risco de proliferação de focos do mosquito, como borracharias, ferros-velhos e depósitos de sucatas, por exemplo.

O Dia D das ações de recolhimento de pneus ocorre neste sábado (23) e serão disponibilizados pontos de recolhimento voluntário de pneus, que ficarão instalados, das 8h às 14h, nas Praças Padre Cícero, no Benedito Bentes; Praça Multieventos, na Pajuçara; Praça do Osman Loureiro, no Clima Bom; e Praça da Faculdade, no Prado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas