Maceió celebrou seus 209 anos, nesta quinta-feira, 5 de dezembro, com a tradicional abertura oficial do "Natal de Todos Nós". A cerimônia de acendimento das luzes aconteceu na Orla de Ponta Verde, com a presença do prefeito JHC, marcando o início das festividades.
Uma das principais atrações foi a árvore de Natal, instalada na Ponta Verde. Com 35 metros de altura, ela foi iluminada e se tornou um dos cartões postais da cidade. A árvore possui 250 painéis que se acendem individualmente e anjos de LED cujas asas se movem de forma sequencial, criando um espetáculo de luzes e movimento, além de possuir som.
Leia também
"O acendimento das luzes representa também o acendimento da esperança, iluminando não apenas nossas ruas e praças, mas também um caminho diferente para o futuro de Maceió. Que o Espírito Natalino, que simboliza amor, união e prosperidade, esteja conosco o ano todo", afirmou o prefeito JHC.
O prefeito também comentou sobre a importância do evento para a economia local: “Há muitos artesãos na cidade expondo seus produtos. Este é o décimo terceiro para a economia informal e para os ambulantes, que se dedicam o ano inteiro. Maceió tem batido recordes de investimentos, e é um prazer celebrar mais um ano com o povo maravilhoso de nossa capital."
Por volta das 17h15, a Orquestra Filarmônica de Alagoas subiu ao palco para embalar o público com músicas natalinas. Maceioenses e turistas já se reuniam em frente ao palco montado próximo à Praça Gogó da Ema para celebrar o início do evento. Apresentações de balé e um coral formado por crianças da rede municipal de ensino também fizeram parte da programação, antecedendo a chegada do Papai Noel. O bom velhinho caminhou pelo público, acompanhado de outros personagens do tradicional desfile de Natal.
No palco, o Papai Noel convidou o prefeito JHC para, juntos, realizarem a contagem regressiva para o acendimento das luzes. O desfile de Natal, que reuniu mais de 100 artistas locais, percorreu o trajeto entre a Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde, e a Praia de Sete Coqueiros, em Pajuçara. Entre os destaques estavam duendes, elfos, doces, presentes, orquestras, balés, ursos e o presépio vivo, que abriu o evento. A encenação da consagração de Jesus também fez parte da celebração.
Anaine Frazão chegou cedo para acompanhar a festa. "Cheguei cedinho, porque estou cheia de expectativa. Está tudo lindo, encantador, e não queria perder nenhum detalhe", disse ela.
Neste ano, parte dos figurinos dos artistas foi produzida com o filé das rendeiras do Pontal da Barra, e outros elementos do desfile prestaram homenagem aos folguedos natalinos de Maceió.
A cidade ganhou mais de 10 novos pontos de iluminação natalina. Alguns bairros, como o Farol, tiveram suas decorações montadas dias antes. A Praça Centenário, por exemplo, foi completamente decorada com arranjos e luzes coloridas, tornando-se um ponto de encontro para famílias. Árvores de Natal também foram montadas no estacionamento do Marco dos Corais e na Capelinha de Jaraguá. Além da Ponta Verde, outros bairros, como Jaraguá, Farol, Pajuçara, Jatiúca, Cruz das Almas, Centro, Ipioca, Clima Bom, Benedito Bentes e Jacintinho, receberam iluminação especial.
Patinação no gelo
Uma das grandes novidades deste ano foi a pista de patinação no gelo, instalada no Parque Centenário, no bairro do Farol, também inaugurada nesta quinta-feira. Outras pistas serão instaladas em locais como a Praia de Pajuçara e o Parque Linear do Benedito Bentes, mas ainda não foram divulgadas as datas de inauguração. A pista do Parque Centenário tem 180 m² e capacidade para 30 pessoas, funcionando gratuitamente durante todo o mês de dezembro.