Para marcar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias está sendo realizada, neste sábado (21), uma ação do Instituto Biota de Conservação, na praia de Guaxuma. Além da limpeza da praia, os voluntários vão distribuir lixeiras no local.
A mobilização ocorre em várias cidades do país e no mundo e busca conscientizar a população sobre a poluição, um grave problema que ameaça o planeta.
Leia também
“Ao longo dos anos, temos tido uma participação efetiva da comunidade na ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Maceió. Convidamos os voluntários para que participem também este ano. É uma iniciativa importante, mas não podemos esquecer que devemos tomar esses cuidados com o meio ambiente diariamente, não sujando as praias, rios, lagoas e mangues. O compromisso para tornar o planeta mais saudável e sustentável é um dever de todos nós”, destacou o presidente do Biota, biólogo Bruno Stefanis.
Sobre a data:
O World Clean Up Day, como o evento é conhecido mundialmente, foi criado em 1986 pela Ocean Conservancy, uma instituição internacional de conservação dos oceanos e da vida marinha.
Com o passar dos anos, a iniciativa foi recebendo apoio de governos e instituições em todo o mundo, tanto que se tornou uma data oficial do calendário das Organizações das Nações Unidas (ONU), em 8 de dezembro de 2023.
Na ação, que acontece sempre no terceiro sábado de setembro, já foram retiradas mais de 590 toneladas de lixos das praias brasileiras.
Esse contato com banhistas, comerciantes e voluntários busca sensibilizá-los sobre os danos causados às espécies e ao ambiente marinho pelo lixo jogado nas praias.
*Com assessoria