Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Vereador de Maceió é condenado por importunação sexual

Pena foi convertida em multa de cinco salários mínimos e prestação de serviços à comunidade

O vereador por Maceió Fábio Rogério (PSB) foi condenado a dois anos e 11 meses de prisão por importunação sexual contra uma adolescente de 16 anos. O crime foi praticado em 9 de agosto de 2020, Dia dos Pais daquele ano, e a sentença condenatória foi proferida em maio deste ano. A pena foi convertida em multa de cinco salários mínimos e prestação de serviços à comunidade.

À época do crime, Fábio Rogério era conselheiro tutelar e fazia acompanhamento da vítima, que tinha sido abandonada pelo pai e que possui transtornos psiquiátricos. Ele foi acusado de ter levado a jovem para fazer "uma caminhada na praia" e praticado "atos libidinosos com a vítima".

A Câmara Municipal de Maceió informou que a Procuradoria Jurídica ainda não foi comunicada oficialmente da decisão judicial. O vereador alegou inocência e afirmou que vai recorrer da decisão.

Artigos Relacionados

Rogério era conhecido da família da vítima, que vivia com os avós e os tios. O vereador admitiu, no processo, que acompanhava a adolescente "diante dos conflitos familiares vivenciados pela jovem". No dia dos fatos investigados, a menina reclamava que estava triste por conta da data comemorativa do Dia dos Pais. O vereador, então, a convidou para um passeio.

Ele foi buscar a vítima em casa, de acordo com a decisão judicial. Ao chegar à residência, Rogério teria abordado a adolescente com um comentário a respeito do seu corpo: "Eita, está com um corpinho né?!". A jovem afirmou, em depoimento, que achou o comportamento "estranho", mas acabou aceitando sair com o réu.

Na beira da praia de Jatiúca, em Maceió, Rogério teria ficado um tempo virado de costas, olhando para o mar. Conforme a descrição da vítima, em seguida, o vereador se aproximou, a abraçou e passou a mão em suas nádegas.

"A vítima explicou que o réu continuou falando bem próximo a ela, dizendo que queria viajar com ela para Maragogi, sempre pedindo para que não contasse para ninguém. Explicou também que ele esticou a sua blusa, que era de alça, para tentar olhar seus seios. Além disso, ele tentou lhe dar um beijo, chegando a beijar abaixo de seu queixo", diz trecho da sentença.

Assustada, a adolescente alegou que tinha "coisas da igreja para fazer" e foi questionada pelo vereador se estava com medo, segundo consta na denúncia feita pelo Ministério Público de Alagoas (MP/AL). No caminho de volta, Rogério teria pedido desculpas e para que a vítima não contasse a ninguém o que tinha acontecido.

A adolescente chegou a relatar a situação para sua avó e para sua psicóloga, pois fazia tratamento. A profissional de saúde afirmou para a vítima que ela tinha sofrido "assédio", mas a avó não quis levar o caso adiante.

A jovem possuía quadro de transtornos psiquiátricos e era acompanhada por psicólogos. Por este motivo, também foi demandado seu acompanhamento pelo conselho tutelar.

"Após os fatos, a vítima narrou o agravamento de sua situação, sendo constatado, pelos elementos de provas juntado aos autos, o agravamento dos danos psicológicos, fazendo o uso, inclusive, de medicamentos controlados", afirma a sentença.

O QUE DIZ O VEREADOR

Por meio de nota, o vereador Fábio Rogério informou que está recorrendo da decisão. Ele afirmou que, durante o curso do processo, teve a oportunidade de apresentar sua ampla defesa com detalhes que o isentam do cometimento de qualquer crime.

“Em toda sua trajetória de vida sempre combateu qualquer forma de violência física ou sexual contra crianças e adolescentes. Tanto que chegou a ser eleito por duas vezes conselheiro tutelar de sua região”, diz trecho da nota.

O vereador disse ainda que sua liderança e visibilidade na função o levaram à militância política e partidária e que, deste modo, passou a incomodar e a despertar a ira de pessoas que não aceitaram o seu crescimento pessoal e político.

“Hoje, em seu melhor momento como cidadão e político, já que assumiu a vaga de vereador volta a ser vítima de ataques para macular sua imagem e carreira. E mais: prejudicar seus aliados políticos”, termina a nota.

*com informações do O Globo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas