Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

TRT de Alagoas abre inscrições para prestação de serviço voluntário

Magistrados, servidores aposentados, além de estudantes ou graduados de diversos cursos de nível superior podem participar de processo seletivo

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) está com inscrições abertas para a prestação de serviço voluntário no âmbito da Justiça do Trabalho em Alagoas. A medida está prevista no Ato 137/2020 e os candidatos interessados devem preencher cadastro disponibilizado no site do TRT/AL.

Segundo o presidente do TRT/AL, desembargador Marcelo Vieira, a iniciativa considera, entre outros, os múltiplos benefícios advindos do trabalho voluntário, tanto para aquele que presta, quanto para a instituição que o recebe. “Em especial podemos citar o fortalecimento do espaço público, o engajamento cívico e o fomento da responsabilidade social e da cooperação”, justificou.

Leia também

Podem se inscrever magistrados e servidores aposentados, além de estudantes ou graduados nos cursos de Direito, Administração, Contabilidade, Economia, Comunicação Social, Arquivologia, Biblioteconomia, Letras, Ciência da Computação, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Engenharia, Arquitetura e História.

O processo seletivo será feito pela Escola Judicial (Ejud-19) ou pela unidade interessada, mediante análise curricular, que apreciará, sem prejuízo de outras competências, a formação acadêmica, o histórico escolar, a existência e o conteúdo de artigos publicados referentes à área em que pretende prestar o serviço voluntário e a experiência profissional.

O candidato selecionado deverá, antes de iniciar suas atividades, firmar termo de adesão com o tribunal e apresentar os documentos solicitados. A prestação do serviço voluntário não gera vínculo funcional com o tribunal, nem altera vínculo já estabelecido, não sendo devida retribuição pecuniária ou compensação de qualquer natureza. Também não assegura a percepção de auxílio alimentação, auxílio-transporte e outros benefícios diretos e indiretos concedidos aos servidores do tribunal, excetuando-se eventual seguro.

Regulamentação

Entre as restrições previstas no Ato, o voluntariado não se aplica às atividades e serviços voluntários objetos de regulamentação específica no CEJUSC, em conformidade com as disposições da Resolução 174/2016/ CSJT. O Ato também estabelece que a prestação de serviço voluntário é incompatível com o exercício da advocacia e com a realização de estágio em escritório ou sociedade de advogados, salvo quando o serviço voluntário for realizado exclusivamente em áreas-meio do tribunal.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas