Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

TJAL marca júri de PM acusado de matar irmãos deficientes em 2016

Johnerson Simões Marcelino é acusado de matar os irmãos Josivaldo Ferreira Aleixo e Josenildo Ferreira Aleixo durante uma abordagem policial no dia 25 de março de 2016, no bairro Village Campestre

Cinco anos depois do crime e após muitos recursos, a Justiça marcou para o dia 12 de novembro deste ano o júri do policial militar Johnerson Simões Marcelino. Ele é acusado de matar os irmãos Josivaldo Ferreira Aleixo e Josenildo Ferreira Aleixo durante uma abordagem policial no dia 25 de março de 2016, no bairro Village Campestre, em Maceió.

Os irmãos eram deficientes intelectuais. Além disso, o policial também responde por homicídio culposo, por ter matado o pedreiro Reinaldo da Silva Ferreira, durante a mesma abordagem. O policial Jailson Stallaiken Costa Lima, que também participou da ocorrência, respondia pelo crime de fraude processual, mas teve a punibilidade extinta em 2019.

Leia também

De acordo com a denúncia do Ministério Público de Alagoas (MPAL), ao ser informado de uma suposta ocorrência policial, Johnerson Simões abordou os irmãos Josenildo e Josivaldo, tendo realizado uma abordagem perigosa, com tapas, cotoveladas e chutes, onde o próprio Laudo de Exame Cadavérico atesta que a vítima Josenildo continha escoriações. Sete testemunhas devem depor no dia do júri. Algumas delas presenciaram o fato.

“A ação do denunciado Cabo Johnerson foi tão desmedida que o mesmo ao disparar conscientemente diversos projéteis na direção das vítimas além de atingir Josenildo com dois e Josivaldo com três projéteis, pela mesma ação ainda lesionou com "tiros de raspão" os Policiais Militares que estavam próximos das vítimas, o que só demonstra que o mencionado denunciado apesar de não querer deliberadamente ferir seus colegas policiais, mediante concurso formal, assumiu o risco de feri-los para que pudesse atingir seus alvos”, diz trecho da denúncia.

Quanto ao crime de Fraude Processual, a denúncia menciona que Johnerson apresentou, na sede de Delegacia de Homicídios, horas após a prática do presente delito, como pertences das vítimas Josenildo e Josivaldo uma pistola, trinta e três munições, dois estojos e uma espingarda. Ele alegou ainda que a enfermeira Rúbia teria encontrado no bolso da bermuda da vítima Josenildo a caixa de munição.

No entanto, a coordenação do HGE [Hospital Geral do Estado] informou que a enfermeira Maria Rúbia Bastos de Oliveira encontrava-se de licença médica na data dos fatos, de modo que teria sido impossível essa enfermeira ter encontrado as munições com as vítimas.

Sobre o socorro aos irmãos, a denúncia cita que os dados do GPS da viatura utilizada pelos denunciados mostra que eles optaram pelo caminho mais longo, e após seguirem por este caminho ainda pararam por cinco minutos em um local não mencionado por nenhum dos denunciados, para, somente então, seguir até o HGE. Após chegarem ao HGE, a viatura fez uma parada de oito minutos e em seguida se deslocou até a Rua José Pimentel Leite, no Pontal da Barra, onde fez mais uma parada de três minutos, para poder retornar até o Hospital.

Em sua resposta à acusação, o réu Johnerson Simões Marcelino pleiteou absolvição sumária por ter agido em legítima defesa, o que não foi aceito pela Justiça. Inconformada com a decisão de pronúncia, a defesa apresentou recurso à Câmara Criminal do TJAL, que por unanimidade dos votos, negou o recurso. A defesa ainda entrou com embargos de declaração duas vezes, ambos negados.

Por fim, mesmo o acusado estando preso, o juiz Geraldo Cavalcante Amorim, determinou que “o julgamento não será adiado pelo não comparecimento do acusado solto”.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas