Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

TJ mantém bloqueio das contas do município de Igaci para custear cirurgia

Valor bloqueado, de R$ 154.350, deverá ser usado para pagar procedimento cirúrgico de adolescente que apresenta cifoescoliose grave

O desembargador Fábio Bittencourt Araújo, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), manteve o bloqueio de R$ 154.350 das contas do município de Igaci, Agreste alagoano, para custear a cirurgia de adolescente portador de deformidade torácica. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (21).

De acordo com os autos, o adolescente apresenta cifoescoliose grave, o que provoca insuficiência respiratória, havendo o risco de morte. Em novembro de 2013, uma liminar concedida pelo Juízo da Comarca de Igaci havia determinado a realização da cirurgia, mas a decisão não foi cumprida pelo município.

Leia também

Por este motivo, o juiz Ney Costa Alcântara de Oliveira determinou o bloqueio do recurso para custear o procedimento cirúrgico. Objetivando reverter a decisão, o município ingressou com um agravo de instrumento no TJ/AL.

Alegou que a decisão impõe dificuldades, pois, impede a municipalidade de gerir satisfatoriamente sua administração financeira. Sustentou ainda que não se encontra numa situação que lhe permita assumir mais responsabilidades, "como o custeio de procedimento cirúrgico dispendioso e complexo, sob pena de sobrecarregar todo o sistema financeiro do município, além de trazer como consequência a falta de recursos para a gestão".

Para o desembargador Fábio Bittencourt, a decisão que determinou o bloqueio foi acertada. "Conforme os autos, o município agravante, mesmo após transcorridos mais de dois anos da concessão da tutela antecipada, não tomou as medidas necessárias para efetuar o cumprimento da liminar outrora deferida, o que levou o magistrado singular a adotar medidas extremas para garantir o cumprimento da obrigação, como a determinação do bloqueio da verba municipal".

Ainda segundo Fábio Bittencourt, o bloqueio de verbas públicas é medida excepcionalíssima, somente se justificando em casos específicos, "dentre os quais encontra-se o presente, em que se busca garantir o devido tratamento de saúde ao agravado, que está, inclusive, correndo risco de morte".

Na decisão, o desembargador destacou também que o município de Igaci, ao se negar a cumprir o dever constitucional de garantir o direito à saúde, "acaba por atentar contra a vida e a dignidade da pessoa humana, cabendo ao Judiciário intervir de maneira a evitar eventuais lesões às referidas garantias constitucionais".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas