Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

TJ julga favorável mudança do Plano Ipaseal Saúde para coparticipação

Decisão teve como base a fundamentação do risco de lesão à ordem pública (jurídico-administrativa) e econômica

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, julgou favorável o pedido de suspensão da liminar formulado pelo Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal Saúde). A decisão permite a continuidade da mudança da modalidade solidária para coparticipação.

O magistrado teve como base a fundamentação do risco de lesão à ordem pública (jurídico-administrativa) e econômica, uma vez á que, atualmente, a autarquia trabalha com um déficit mensal de R$ 1 milhão. Foi considerado ainda, que a alteração da modalidade do plano de saúde de solidário para coparticipação não é abusiva e possui precedentes jurisprudenciais acerca da matéria.

Leia também

A mudança é vista como necessária para a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do Ipaseal Saúde. Além do esforço para salvar a autarquia estadual e garantir a continuidade de suas atividades, resguardando os direitos dos usuários e os serviços prestados pela rede credenciada (hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais da saúde).    

Segundo o desembargador, "o engessamento das ações da autogestão do Ipaseal Saúde, com a determinação de abstenção de proceder às alterações e efetuar eventuais rescisões contratuais, representaria ingerência do Judiciário na ordem e economia públicas e poderia, inclusive, inviabilizar as atividades da autarquia, deixando seus usuários desabrigados dos benefícios contratados".

Termo aditivo

Dessa forma, o Ipaseal Saúde continuará com os procedimentos de assinatura do termo aditivo e posterior mudança de modalidade para coparticipação. O atendimento aos usuários titulares para a assinatura do termo aditivo acontecerá até o dia 22 de janeiro, sempre das 8h às 14h, nos pavimentos térreo e 1º andar do prédio-sede do Ipaseal Saúde.

Documentação

Para realizar a assinatura do termo aditivo será preciso cópias e originais dos seguintes documentos obrigatórios: carteira de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e o contracheque do mês de dezembro de 2015. Na impossibilidade da presença do titular é preciso providenciar procuração para o seu representante legal ou atestado médico comunicando a impossibilidade do comparecimento do usuário titular.

As medidas estão sendo tomadas devido à mudança de modalidade do plano de saúde para coparticipação. Todas são fundamentais para a continuidade do Ipaseal Saúde e a ampliação da rede credenciada, além da melhoria na qualidade dos serviços e dos atendimentos ofertados aos usuários e seus familiares.

Conforme o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Christian Teixeira, a pasta está alinhada com a diretoria do Ipaseal Saúde no sentido de encontrar as soluções mais viáveis para os usuários que usufruem do plano.

"Não podemos deixar de destacar o serviço que a diretoria do Ipaseal vem realizando, no sentido de resgatar o bom atendimento e o serviço de qualidade aos usuários alagoanos", ressaltou o gestor.

A diretoria do Ipaseal encontra-se disponível para esclarecer quaisquer dúvidas, tanto dos usuários, como da sociedade em geral.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas