Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

TJ diz que auxiliar de enfermagem pode acumular cargo

A decisão confirma liminar deferida em novembro de 2021 pela desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, que determinou a reintegração da servidora

O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) concedeu, nesta terça-feira (7), um mandado de segurança a uma auxiliar de enfermagem que havia sido demitida da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) por suposta acumulação ilegal de cargos. A decisão confirma liminar deferida em novembro de 2021 pela desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, que determinou a reintegração da servidora.

Além de ser auxiliar de enfermagem na Uncisal, a mulher ocupava o cargo de agente de saúde da Prefeitura de Maceió. Consta nos autos que um processo administrativo sobre o assunto foi instaurado em 2007 pela Uncisal. Em abril de 2021, o Estado entendeu que a cumulação era indevida e a demitiu. A mulher já havia se aposentado da prefeitura em 2019.

Artigos Relacionados

A desembargadora Elisabeth Carvalho, relatora da ação, teve o seu voto acompanhado por unanimidade no Plenário do TJAL. Ela destacou que a Constituição Federal estabelece, como regra, a proibição de acumulação remunerada de cargos, funções e empregos públicos, mas prevê, entre as exceções, a acumulação de cargos privativos de profissionais de saúde.

Ainda de acordo com a relatora, o processo administrativo deveria ter servido para analisar a compatibilidade de horários dos cargos, de forma que fosse oferecida a oportunidade de optar por um dos cargos, caso não fosse possível manter os dois. No entanto, o Estado não chegou a adentrar nessa questão durante o processo.


Com assessoria*

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas