Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Termina neste sábado encontro de juristas sobre IA nas eleições

Um dos palestrantes desta sexta-feira foi o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Tarcísio Vieira de Carvalho


				
					Termina neste sábado encontro de juristas sobre IA nas eleições
XI Encontro Nacional do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje), realizado no Hotel Jatiúca em Maceió. Alagoas - Brasil.. Ailton Cruz

O XI Encontro Nacional do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje) termina, neste sábado (8), com uma Reunião Ordinária do Copeje. O evento, que começou na quarta-feira (5), contou com rodada de palestras, promovendo a discussão sobre “A Justiça Eleitoral e os Desafios da Inteligencia Artificial nas Eleições 2024”.

Nesta sexta-feira (7), dentre os temas, os painéis discutiram: As novas formas de campanha em tempos de IA: o olhar do Marketing Eleitoral; A participação feminina na política: questões relevantes; Política, eleições e Inteligência Artificial; Inteligência Artificial nas eleições: desafios e oportunidades.

Leia também

Um dos palestrantes foi o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Tarcísio Vieira de Carvalho, que participou do painel “A moderação de discurso pela Justiça Eleitoral: Normativa de 2024”. Segundo Carvalho, as pautas colocadas no encontro ocuparão espaço nas eleições municipais deste ano.

“Evento brilhante. O povo de Maceió pode se orgulhar de ter hospedado esse encontro. Cientistas do Brasil inteiro debateram com muito método, muita verticalidade temas de ponta do direito Eleitoral, temas que certamente ocuparão lugar de destaque nas mentes e preocupações dos operadores do direito nesse ano eleitoral”, afirma Carvalho.

O conselheiro nacional de Justiça Marcello Terto também participou do mesmo painel. Ele afirma que o encontro é importante para discutir o impacto da inteligência artificial no processo eleitoral.

“Estamos no período pré-eleitoral, discutindo a inteligência artificial e seu impacto no processo eleitoral. Há necessidade de se pensar num juízo de proporcionalidade para se dosar a aplicação das regras recentemente aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. E nós, enquanto conselheiros do CNJ, nos preocupamos com a questão da independência funcional dos juízes eleitorais”, afirma o conselheiro.

Terto reforça ainda que o momento propõe o aprimoramento do processo eleitoral. “O resultado, com certeza, é uma proposta de aprimoramento do processo, de adequação e calibragem para que tudo ocorra bem nas eleições. Para que as aflições que chegaram a nós nos processos anteriores não sejam tão impactantes nas eleições municipais que se aproximam”, conclui Marcello Terto.

O evento começou na quarta com um jantar de recepção. As primeiras palestras ocorreram nessa quinta-feira (6), com a presença do ex-presidente e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins, que palestrou e foi homenageado com a medalha Célio Silva pelos serviços prestados ao Poder Judiciário.

Também na quinta, o vice-presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Orlando Rocha, esteve presente representando o órgão. Além dele, compareceram o ex-ministro da Justiça do Brasil Torquato Jardim; o prefeito de Maceió, JHC; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), Klever Loureiro; o secretário de governo, Victor Pereira, representando o governador Paulo Dantas; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas, Wagner Paes.

Participaram também os desembargadores João Luiz Lessa, Fábio Bittencourt, Ivan Brito, Fábio Ferrario; os juízes convocados do TJAL, Alberto Jorge Correia e Fátima Pirauá; o presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), Hélio Pinheiro; e os juízes Sandro Augusto, André Gêda, Henrique Teixeira, Natalia Castro e José Eduardo Nobre.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X