Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

STJ conquista 1º lugar entre tribunais superiores no Prêmio CNJ de Qualidade 2021

Superior Tribunal de Justiça (STJ) também recebeu o Selo Diamante – maior graduação oferecida pelo prêmio; resultado é melhor alcançado pela corte desde 2019, quando foi criada a honraria

​O Superior Tribunal de Justiça (STJ) conquistou o primeiro lugar no Prêmio CNJ de Qualidade 2021 e recebeu o Selo Diamante – maior graduação oferecida pelo prêmio. Foi o melhor resultado alcançado pela corte desde 2019, ano em que foi criada a honraria. Os resultados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça nesta sexta-feira (3).​​​​​​​​

"O Superior Tribunal de Justiça tem trabalhado ao longo de seus 32 anos de história para alcançar a excelência nos seus serviços e, desde o início desta gestão, sempre participativa e agregadora, buscamos aprimorar a atuação do Tribunal da Cidadania", afirmou o presidente, ministro Humberto Martins, ao saber do resultado da premiação.

Leia também

O Prêmio CNJ de Qualidade é um estímulo para os segmentos do Poder Judiciário buscarem excelência na gestão e no planejamento de suas atividades, na organização administrativa e judiciária e na sistematização e disseminação das informações e da produtividade. Nesta edição, a corte alcançou a marca de 83,02% de produtividade.

Humberto Martins destacou, ainda, o esforço de todos os colabores do tribunal na busca da melhoria constante na prestação jurisdicional e ressaltou que o sucesso da gestão decorre da união de todos. "Tenho acompanhado de perto o empenho e a dedicação dos servidores de todas as unidades pela melhoria da governança, aumento da produtividade, maior transparência e melhor aplicação da tecnologia", enfatizou o dirigente da corte.

Reconhecimento na gestão da informação

A juíza auxiliar do Gabinete da Presidência Kelly Cristina Costa, que acompanhou a apuração, ressalta a importância da conquista da premiação. "Esse prêmio reflete o compromisso que os ministros, juízes auxiliares, servidores e colaboradores desta Corte têm com uma justiça célere e humanizada, ao atuarem com afinco para alcançarmos a elevada marca de 83%, ao longo dos últimos 12 meses, nas quatro vertentes do prêmio: governança, produtividade, transparência e tecnologia. Parabéns ao STJ!"

A premiação foi muito comemorada pelo diretor-geral da corte, Marcos Antonio Cavalcante. "O compromisso com a sociedade é a marca do STJ. Premiações como esta – do Selo Diamante – só reforçam a trajetória de vanguarda e de comprometimento do Tribunal da Cidadania com a promoção de ações que agilizem o trâmite processual e melhorem a qualidade dos serviços que prestamos."

De acordo com o chefe da Seção de Padronização de Informações Estatísticas, Walber Jericó Rodrigues, a conquista do Selo Diamante representa o reconhecimento, pelo CNJ, de que o STJ investe na qualidade da gestão da informação. "A administração e seus servidores estão empenhados na busca do aumento da produtividade, da transparência e da melhoria da prestação jurisdicional", afirmou o servidor.

Avanços da edição de 2021

Em 2021, o Prêmio CNJ de Qualidade foi regulamentado pela Portaria CNJ n. 135/2021, com avanços em relação ao ano anterior, tendo sido implementadas mudanças nos critérios de pontuação e avaliação a pedido dos tribunais.

Uma das alterações é que, nesta edição, foi incorporada a definição de parâmetros de classificação por segmento da Justiça – ou seja, Estadual, Federal, do Trabalho, Eleitoral, Militar e tribunais superiores, e não mais no modelo de ranking geral. A mudança foi uma sugestão dos tribunais para que os critérios de avaliação observassem de maneira mais paritária os participantes.

Neste ano, outra questão importante considerada pelo CNJ foi a situação emergencial do país e, consequentemente, do Poder Judiciário, com o enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Adicionalmente, o conselho definiu uma nova divisão de eixos temáticos para a avaliação dos órgãos da Justiça. A partir de agora, a pontuação vai considerar critérios sistematizados em quatro categorias: Governança; Produtividade; Transparência, e Dados e Tecnologia.

Os critérios de avaliação dos tribunais foram aperfeiçoados e adequados à realidade do país; além disso, foi incluída uma fase prévia de recursos para apresentação de retorno da avaliação e dos encaminhamentos de comprovação de práticas.

O CNJ também remodelou os requisitos para a comprovação das ações – que ficaram mais simplificados e menos formais –, uma vez que os dados serão avaliados com a utilização do DataJud para conferência e validação das informações.

Com informações do site do CNJ.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas