Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Servidor público é denunciado pelo MPE por acidente na Via Expressa

Acidente aconteceu em setembro do ano passado; advogado morreu na colisão

O servidor público Acácio de Oliveira Lima foi denunciado pelo Ministério Público de Alagoas (MPE/AL) pela morte do advogado Ítalo Peterson Vilela de Freitas, bem comopela tentativa contra a vida de mais três pessoas, ao provocar a colisão entre o seu veículo e o das vítimas, no dia 4 de setembro de 2015. A denúncia foi feita pela 49ª Promotoria de Justiça da Capital junto ao Juízo de Direito da 9ª Vara Criminal da Capital (Tribunal do Júri).

Segundo o promotor de Justiça José Antônio Malta Marques, Acácio de Oliveira deve ser condenado pelo crime previsto no artigo 121 do Código Penal Brasileiro (matar alguém), em relação à vítima fatal. A pena de reclusão para o ilícito vai de seis a vinte anos.

Leia também

O denunciando também deve responder pelo mesmo dispositivo combinado com o artigo 14, inciso II (crime tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente) da legislação em destaque, no que se refere a Perlyesus Vilela de Freitas, Ivisson Pekos Vilela de Freitas e Maria Patrícia Correia de Freitas, sobreviventes da colisão.

O representante do MPE/AL também pediu que fossem juntados ao processo os laudos de exame de corpo de delito das vítimas não-fatais. "Outrossim, requer este Parquet a imediata apreensão da Carteira Nacional de Habilitação do Denunciando Acácio de Oliveira Lima, objetivando salvaguarda as vidas de outras pessoas, dado a comprovada reincidência do mesmo, em teimar em infringir o Código Nacional de Trânsito", completou o promotor de Justiça.

O caso

Na data do acidente de trânsito, o denunciando deixou uma conhecida casa de shows da parte alta da cidade num Peugeot 207, passando a trafegar, sozinho e embriagado, na Avenida Menino Marcelo, em direção ao bairro da Serraria, em alta velocidade. O velocímetro marcava 112 Km/h quando o carro de Acácio de Oliveira, repentinamente, derivou à esquerda da pista e invadiu a contramão.

Foi neste momento que o veículo atingiu o Fiat Uno das vítimas, que se dirigiam ao aeroporto para que Maria Patrícia e Ivisson pudessem viajar para Brasília a fim de participarem da festa de formatura do filho deles. Com o impacto da colisão, o carro do denunciando continuou a rodopiar até se chocar contra um poste de iluminação. Já o veículo das vítimas foi jogado lateralmente para fora da pista, em direção à calçada de uma concessionária de carros.

"Colhe-se do inquérito que a conduta do denunciado está sob manto de dolo eventual, pois trafegava em estado de embriaguez em umas das principais avenidas da cidade, com o dobro da velocidade permitida. Agindo assim, o denunciado assumiu e consentiu que o resultado morte ocorresse, haja vista que, diante da situação fática, era inequivocamente previsível que a conduta praticada causaria um crime, e mesmo assim o fez", afirma o promotor de Justiça José Antônio Malta Marques.

O titular da 49ª Promotoria de Justiça da Capital também descartou a possibilidade de haver outros passageiros no Peugeot 207, devido à "inexistência de manchas de sangue no interior do veículo aliado à possibilidade de o condutor não utilizar cinto de segurança no momento do acidente, ponderando pela viabilidade do referido condutor ter sido projetado para a porção posterior direita do carro".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas