Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Presidente do TRT/AL suspende reintegração de trabalhadores do Lifal

Desembargador Pedro Inácio da Silva reformou decisão de juiz de 1º grau que determinava a recondução de 72 empregados ao laboratório farmacêutico

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), desembargador Pedro Inácio da Silva, suspendeu liminarmente, nesta quarta-feira (02), os efeitos da decisão que havia determinado a reintegração imediata de 72 trabalhadores demitidos pelo Laboratório Farmacêutico de Alagoas (Lifal).

A liminar foi concedida em Mandado de Segurança impetrado pelo Lifal contra decisão de 1º grau, fixando também multa de R$ 20 mil/dia por empregado não reintegrado. Os efeitos da liminar valem até o julgamento da Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) ou do mérito do Mandado de Segurança.

Leia também

A primeira audiência da Ação Civil Pública está marcada para o próximo dia 04 de abril. "Nesta oportunidade, novos elementos poderão surgir, de modo que o juiz poderá ter um novo olhar sobre o tema, razão pela qual se afigura prudente suspender os efeitos da decisão", afirmou o desembargador.

Para o magistrado, o momento de crise econômica, com Estados da Federação chegando a parcelar o pagamento de salários do funcionalismo, como é o caso de Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, tem obrigado a utilização de medidas extremas por parte da administração pública. "De certo que caberá ao prudente exame do juiz considerar todas as variantes que envolvem o caso, na fase instrutória, assenhorando-se de mais elementos para sua convicção, chamando à discussão, inclusive, o sindicato que representa os empregados", complementou.

O Lifal alegou, ao impetrar o Mandado de Segurança, que as dispensas dos empregados foram legítimas e que não havia condições financeiras de manter os postos de trabalho, já que, desde 2008, não está mais produzindo medicamentos, o que acarretou o atraso no pagamento de salários, somada á necessidade de se enxugar o quadro.

Além disso, argumentou que os empregados não desempenhavam nenhuma atividade, já que os maquinários e equipamentos estão obsoletos e fora da realidade dos padrões que são exigidos para a fabricação de medicamentos. Também afirmou que, ao longo dos anos, as despesas, inclusive com pessoal e encargos, têm sido arcadas pelo Estado de Alagoas.

A direção do Lifal afirmou também que, recentemente, recebera aporte financeiro de R$ 12 milhões, valor destinado a pagar seis meses de salários atrasados e viabilizar, como medida emergencial, as rescisões contratuais dos empregados.

Reintegração 

A decisão de 1º grau que havia determinado a reintegração imediata dos trabalhadores demitidos do Lifal atendeu ao pedido de antecipação dos efeitos da tutela formulado em Ação Civil Pública ajuizada pelo MPT.

Segundo o juiz de 1º grau, a dispensa coletiva não poderia ser tratada do mesmo modo que a individual, por implicar impacto social. Portanto, deveria ser precedida de negociação coletiva com o sindicato de classe. Outro aspecto apontado pelo Juízo de 1º grau foi que o Lifal inverteu a ordem esperada para redução de custos, por ter preservado os cargos comissionados em detrimento dos que ingressaram por concurso.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas