Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Presidente do TJ/AL suspende liminar, e leilão da Casal está mantido

Desembargador Tutmés Airan atendeu pedido da Procuradoria Geral do Estado e derrubou decisão de Elisabeth Carvalho

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Tutmés Airan, atendeu pedido de suspensão da decisão da desembargadora Elisabeth Carvalho, que havia vetado, em caráter liminar, ou seja, provisório, o leilão da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) marcado para acontecer nesta quarta-feira (30). O pedido foi feito pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Com a nova decisão judicial, o leilão da Companhia de Saneamento está mantido, devendo acontecer a partir das 10h de hoje, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo.

Em suas alegações, o desembargador pontua que a ausência de um leilão objetivando a privatização da Companhia provoca uma grave lesão à economia pública, já que o processo licitatório abrange investimentos na ordem de R$ 2,6 bilhões a serem empregados em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário em todos os 13 municípios da Grande Maceió.

Leia também

"Diante disso e da debilidade econômica oriunda da crise enfrentada nacionalmente, uma possível perda de R$ 2,6 bilhões de reais pela interrupção da licitação, em uma área fundamental e carecedora nos diversos municípios estaduais, consubstancia valor apto a caracterizar a lesão à economia pública", argumentou o presidente da Corte.

Além disso, o desembargador chama a atenção para uma lesão à ordem administrativa, concordando com a Procuradoria Geral do Estado - órgão que representa o Estado e que entrou com o pedido de suspensão da decisão -, após classificar a decisão monocrática como "injurídica" ao buscar impedir a realização de Leilão da Concorrência Pública nº 09/2020, que tem como objeto a Concessão dos Serviços Públicos de Fornecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Região Metropolitana de Maceió.

Portanto, na análise do desembargador, a suspensão do leilão "obsta que a Região Metropolitana de Maceió dê efetividade às deliberações de sua Assembleia Metropolitana e Conselho de Desenvolvimento Metropolitano (CDM), no sentido de conceder a execução regionalizada dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário".

Em contato com a reportagem daGazetaweb, a assessoria de comunicação da Secretaria de estado da Infraestrutura (Seinfra) informou que, com a nova decisão judicial, o leilão da Companhia de Saneamento está mantido, devendo acontecer a partir das 10h de hoje, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3.

DECISÃO LIMINAR

O leilão da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), marcado para esta quarta-feira (30), chegou a ser suspenso por determinação da desembargadora Elisabeth Carvalho, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), que atendeu pedido do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Marechal Deodoro.

A desembargadora concedeu decisão liminar de tutela antecipada até que fosse julgado o mérito da ação. A assessoria de comunicação do TJ/AL confirmou que a decisão era válida para todo o processo licitatório marcado para esta quarta-feira (30).

De acordo com a desembargadora, há indícios de irregularidades no processo de privatização. "...Já havendo, inclusive, discussão judicial a respeito da constitucionalidade da lei complementar nº 50/2019 a qual permitiu a abertura do procedimento de licitação objeto do presente recurso, diante de proposituras de Ação Direta de Inconstitucionalidade manejada em face da referida Lei Complementar".

Nessa terça-feira (29), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) informou que havia apresentado um pedido de suspensão da decisão da desembargadora Elisabeth Carvalho.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas