Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Pleno do TJ afasta prefeito de Japaratinga por improbidade administrativa

Por unanimidade, desembargadores também votaram pela indisponibilidade dos bens do gestor

O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) restabeleceu, por unanimidade, na tarde desta terça-feira (15), decisão de 1º grau determinando o afastamento por 140 dias do prefeito de Japaratinga,Newberto Ronald Lima das Neves, além da indisponibilidade de seus bens. O gestor é acusado de improbidade administrativa. 

Newberto já havia sido afastado após pedido do Ministério Público Estadual (MPE). No momento, ele estava no exercício do cargo por decisão da Presidência da Corte. O MP apurou supostas irregularidades na locação de veículos e na admissão e remuneração de agentes políticos e servidores do Município. 

Leia também

Conforme a denúncia, o contrato com uma empresa de transporte estava sendo executado de forma irregular, pois, previa que a empresa deveria fornecer o combustível e os motoristas, sendo que a própria Prefeitura pagou o combustível e usou servidores para dirigir os veículos.

O afastamento ocorreu em outubro passado, por liminar do juiz Odilon Marques Luz, da Comarca de Maragogi. Em recurso, a decisão foi mantida pelo desembargador Pedro Augusto Mendonça. A Presidência do Tribunal, na ocasião exercida pela desembargadora Elisabeth Carvalho, no plantão de carnaval, suspendeu o afastamento em 9 de fevereiro. 

Por sua vez, na sessão do Pleno desta terça, os desembargadores decidiram pelo afastamento do prefeito, mantendo a decisão de 1º grau. Em seu voto, o desembargador Fábio Bittencourt destacou que a permanência do agravado no cargo tem o "condão de causar lesão à ordem e à economia pública". "A manutenção do prefeito no cargo evidencia o risco de que este cause empecilhos à investigação processual", disse o desembargador. 

O prazo de afastamento permanece por 140 dias, mas este tempo será descontado, levando em conta o período em que Newberto Ronald passou afastado. Com a decisão, a vice-prefeita da cidade assume o cargo após ser empossada em sessão na Câmara de Vereadores. 

O Pleno também determinou a indisponibilidade de bens do chefe do Executivo, no valor de R$ 2.417.243,20, que foi mantida em todas as decisões anteriores.

O presidente da Corte e relator do processo, Washington Luiz, já havia votado pelo afastamento. "Eu concluo meu voto no sentido de dar provimento por entender que a legislação faculta este afastamento, que ainda estava no prazo de 180 dias". 

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas