Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Novo parecer defende livre escolha para conselheiro do TCE/AL

Liminar foi concedida impedindo Renan Filho de indicar conselheiro do TCE/AL

O presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Luiz Dantas (PMDB), recebeu, nesta quinta-feira (10), um parecer que indica que o governador Renan Filho (PMDB) tem livre escolha paranomear qualquer pessoa para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL). 

No documento, entregue pelo deputado estadual Marcos Barbosa (PPS), o advogado Fábio Ferrario conclui que a vaga do TCE/AL, decorrente da aposentadoria do conselheiro Luiz Eustáquio Toledo, "é de titularidade do Poder Executivo e deve ser provida por indicação de cidadão à livre escolha do governador".

Leia também

O advogado Fábio Ferrario aponta, ao longo do parecer, o histórico da sistemática das indicações das vagas de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, que, segundo ele, restou desfigurada, razão pela qual a ordem natural das cadeiras ficou controvertida e comprometida. 

Em seu fundamento, Fábio Ferrario conclui que, caso o governador entenda de modo diverso a questão, nomeando agora um membro do Ministério Público de Contas, Renan Filho "somente levará à perda de objeto daquela demanda proposta pela OAB. A ação será fatalmente extinta e a usurpação da vaga concluída". O parecer de Fábio Ferrario é o segundo que ratifica o entendimento em relação à vaga de livre escolha do governador. Outro parecer, emitido pelo advogado Marcelo Brabo, também sustenta esse entendimento.

Na última quarta-feira (9), o desembargador Domingos de Araújo Neto, concedeu, em caráter parcial, uma medida liminar impedindo o governador Renan Filho nomear qualquer pessoa para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas