Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Novas regras ampliam direito à remissão de pena para reeducandos que leem livros

Juiz Vinícius Modesto vê benefícios: ‘maior capacidade de compreender a si mesmo, a comunidade em que vive e o mundo’

A resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no último dia 4, regulamenta a remissão de pena para presos que leem livros, ampliando o acesso dos reeducandos ao direito, que já vinha sendo concedido para parte da população carcerária, inclusive em Alagoas.

O juiz Vinícius Modesto, da Vara de Execuções Penais de Maceió, vê com bons olhos o avanço da normatização, pois entende que a leitura traz benefícios reais para a ressocialização do preso. “Ele terá maior capacidade de compreender a si mesmo, a comunidade em que vive e o mundo”.

Leia também

Em Alagoas, presos cadastrados no Projeto Lêberdade, da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), já têm a possibilidade de reduzir o tempo de pena com a leitura de livros pré-definidos pela administração carcerária. Mas, agora, o CNJ determinou que todos os presos estão aptos ao benefício.

“A alteração possibilita ao preso ter acesso a uma biblioteca dentro do presídio e, individualmente, computar essa remissão. Ele apenas tem que entregar um relatório. (A administração) não aplica um teste; não é uma prova. Avalia-se de acordo com as condições que cada reeducando tem de escrita, de alfabetização, de expressão de linguagem. Basicamente é verificado se ele leu a obra”, detalha o magistrado.

Para cada obra lida, são reduzidos 4 dias de pena. Ao final de um ano, é possível reduzir até 48 dias, com a leitura de um livro por mês. Klemerson Pereira é um dos reeducandos inseridos no Projeto Lêberdade, que funciona em Alagoas desde 2017. Para ele, a oportunidade vai muito além do benefício da remissão de pena.

“Eu não estou preocupado com remissão. Eu estou vendo que eu estou crescendo, quero crescer e melhorar como cidadão. Não quero cometer novamente os mesmos erros que cometi no passado”, diz Klemerson.

O interesse pelos estudos proporcionou, ainda para Klemerson, uma conquista que o emociona: a aprovação no vestibular para o curso de Tecnologia em Alimentos, da Uncisal. “Não tem como tentar explicar a dimensão dessa conquista na minha vida. Por um momento na minha vida, eu perdi os meus valores, cometi esse crime e vim parar aqui. E achei que realmente era o fim, só que não é. E eu percebi isso na leitura”.

A gerente de Educação da Seris, Cinthya Moreno, informa que a Secretaria tomará as medidas necessárias para universalizar o acesso ao projeto. Ela também acredita no poder transformador da leitura. “Quando o aluno lê, ele não está preso. Pelo menos a mente dele está liberta”, reflete.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas