Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

MPT pede à justiça a reintegração imediata dos servidores do Lifal

Ministério do Trabalho também pede que governo seja responsabilizado pela dispensa em massa dos trabalhadores

O Ministério Público do Trabalho ajuizou Ação Civil Pública para pedir à Justiça a reintegração imediata dos 72 empregados celetistas dispensados do Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas, o Lifal. O procurador do Trabalho Rodrigo Alencar, autor da ação, também requer que o governador do Estado, Renan Filho, e a diretora do Lifal, Sandra Menezes, sejam responsabilizados diretamente pela dispensa em massa dos trabalhadores.

A ação foi motivada pela ilegalidade da dispensa de todos os servidores celetistas do laboratório. Segundo Rodrigo Alencar, o Lifal deveria realizar negociação coletiva com o sindicato dos profissionais do laboratório farmacêutico para evitar a dispensa ou buscar meios alternativos para amenizar a situação dos trabalhadores, o que não aconteceu. O procurador ainda ressalta que, segundo o Supremo Tribunal Federal, a dispensa em massa deve ter um motivo justificável.

Leia também

Segundo Alencar, não há justificativa para as demissões, já que o governo dispensou os empregados concursados e manteve 13 cargos em comissão no laboratório. "Os gestores públicos violaram princípios constitucionais porque, ao invés de preservar os servidores efetivos, optou por expurgá-los da empresa a fim de manter apenas os privilegiados ocupantes dos cargos em comissão. É claro perceber que o apadrinhamento político está além dos princípios constitucionais da moralidade, da impessoalidade e da eficiência", disse.

Além de pedir a reintegração imediata dos servidores, o MPT também requer que o Lifal efetue o pagamento de todos os salários dos empregados e benefícios respectivos do corrente ano, sob pena de multa diária de R$ 20 mil por trabalhador não-reintegrado. O Ministério Público do Trabalho ainda pede à Justiça que o laboratório farmacêutico seja proibido de dispensar os empregados reintegrados, até que seja realizada audiência judicial.

Em caráter definitivo, o MPT pede à Justiça que a instituição Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas, o governador Renan Filho e a presidente do Lifal, Sandra Menezes, sejam condenados a pagar indenização de R$ 500 mil por dano moral coletivo, a ser revertido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou a instituição sem fins lucrativos.

Sem acordo

O Ministério Público do Trabalho, o Lifal e o Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estados de Alagoas e Sergipe (Sindipetro AL/SE) se reuniram em diversas audiências, desde o mês de janeiro deste ano, para tentar um acordo sobre a dispensa dos trabalhadores. O procurador Rodrigo Alencar notificou o Lifal e o Estado de Alagoas a revogarem o ato de dispensa em massa dos empregados, mas não houve acordo.

Segundo a presidente do Lifal, as demissões foram necessárias porque o laboratório não tem condições financeiras de manter a estrutura atual e porque o órgão possui recurso disponível apenas para pagar as verbas rescisórias dos trabalhadores. A Secretaria de Estado da Fazenda informou, durante as audiências, que o ato de dispensa foi uma decisão de governo.

Os 72 empregados do Lifal - contratados sob o regime celetista - foram dispensados do laboratório farmacêutico no dia 25 de janeiro, quando voltavam de férias coletivas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas