Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Ministro Humberto Martins destaca papel do CNJ durante lançamento de galeria dos conselheiros

​O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, participou, nesta terça-feira (7), do lançamento da galeria dos conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ao destacar o papel do conselheiro no CNJ e no Judiciário, ele elogiou o trabalho desenvolvido pelos membros atuais.

"A função de conselheiro é uma das mais relevantes e, portanto, requer que seja exercida com a consciência de que o poder inerente aos cargos não deve ser utilizado para destruir ou subjugar, mas, antes, para fazer o bem, distribuir a justiça, contribuir para o engrandecimento dos seres humanos e para a promoção da cidadania", afirmou.​

Leia também

Humberto Martins relembrou seu tempo no CNJ, na função de corregedor nacional de Justiça, e disse que pode observar, no dia a dia, o esforço da instituição para garantir a eficiência, a transparência e a responsabilidade social da Justiça brasileira.

O presidente do STJ comentou que parte essencial da história do Judiciário ficará registrada na galeria. "O conhecimento da história ajuda na compreensão do homem e do próprio contexto em que se firma o Sistema de Justiça no seu tempo e, dessa forma, esta galeria indicará os homens que serviram ao Judiciário, imbuídos dos mais elevados sentimentos democráticos, colocando o poder a serviço da Justiça e contribuindo para edificar um Poder Judiciário cada dia mais célere, eficiente e voltado para as causas sociais e humanitárias", concluiu.

Reconhecimento essencial para todos que fizeram parte do CNJ

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luiz Fux, destacou a formação plural do CNJ, abrangendo diversos pontos de vista. Para ele, a galeria é uma forma de reconhecer o trabalho de todos na consolidação do conselho.

"Destaco que esta cerimônia, a despeito de singela e comum nos ciclos de gestão das instituições, possui grande significado para a vida coletiva, na medida em que constitui rito simbólico destinado a valorizar a memória institucional, a qual, por sua vez, remete à ideia de legitimidade, criação e identidade do próprio CNJ", afirmou.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira, também participou da cerimônia e destacou a importância da instituição na construção do Judiciário moderno. Para ele, a galeria é uma homenagem para "eternizar um momento e relembrar as conquistas" do CNJ ao longo dos anos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas