Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Justiça mantém leilão do Mercado do Artesanato e Município recorre ao TJ

Desembargador deve decidir sobre recurso nesta quinta, mesmo dia do leilão

A Justiça negou, na última sexta-feira (5), o recurso apresentado pelo Município para impedir o leilão do Mercado do Artesanato, e a Procuradoria Geral recorreu ao Tribunal de Justiça (TJ), que deve emitir uma decisão nesta quinta (11), data em que o leilão está previsto para acontecer.

De acordo com o procurador-geral do Município, Estácio da Silveira, o juiz da 1ª Vara Cível da Capital, Ayrton Tenório, negou provimento ao recurso alegando que o fato de o Mercado ser um bem público não inviabiliza a realização da penhora. Além disso, a incompetência de julgar da 1ª Vara não vem ao caso porque o processo está transitado em julgado.

Leia também

"Mas a Justiça de primeiro grau tem que compreender que nada é absoluto. Mesmo com o trânsito em julgado, a Vara em questão não tem competência para emitir a decisão, pois ela é de cunho privado. Ou seja, foi um posicionamento que não seguiu o padrão de outras decisões relacionadas a casos semelhantes", argumentou o procurador.

Por este motivo, a PGM impetrou recurso junto ao Tribunal de Justiça e o processo foi distribuído para o desembargador Tutmés Airan, que deve se posicionar sobre o assunto nesta quinta-feira (11). "Conversei com Tutmés na sexta e no sábado, mas ele não antecipou nada. Esperamos que a decisão nesta quinta seja favorável e impeça o leilão marcado também para amanhã", reforçou Estácio da Silveira.

Leilão

O problema envolvendo o Mercado do Artesanato se arrasta há 13 anos, devido a uma dívida do Município com uma construtora. Segundo a Procuradoria, o processo teve origem na década de 90, por meio de uma ação movida por uma construtora contra a antiga Companhia de Obras e Urbanização de Maceió (Comurb), hoje Companhia Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Comarhp). 

A empresa teria feito serviços para o Município e o pagamento jamais foi efetivado, o que gerou uma dívida de R$ 52 mil, mas o valor sofreu correção ao longo dos anos e hoje chega ao montante de cerca de R$ 900 mil. 

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas