A Justiça Federal de Alagoas inicia no dia 19 de agosto a II Semana Regional de Conciliação e Cidadania, que vai até o dia 23 deste mês para levar serviços às comunidades no interior de Alagoas, com foco para evitar os litígios.
O objetivo é levar celeridade nos trâmites jurídicos para as comunidades devido à realização das audiências de conciliação.
Leia também
Na primeira edição, em 2023, foram homologados acordos que ultrapassaram os R$ 70 mil no âmbito da JFAL, conforme números do Centro Judiciário de Solução de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc), responsável pelo trabalho de conciliação.
Veja outros serviços que serão disponibilizados
No primeiro dia de atividades haverá emissão de RG, regularização de CPF e ações ligadas ao título de eleitor, como a solicitação da 2ª via e da certidão de quitação eleitoral.
No dia 19, as ações serão levadas, a partir das 10h, para os indígenas da etnia Plaki-Ô, de São Sebastião, e também para quilombolas, em Santa Luzia do Norte.
Além disso, serão feitos atendimentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Defensoria Pública da União (DPU).
Serão oferecidos serviços de massagem e reflexologia.
O Senac vai prestar serviços de corte de cabelo feminino e masculino e cuidados com a pele.
Teste de glicemia e aferição de pressão arterial serão realizados pela Secretaria Municipal de Saúde.
No decorrer da semana, estão previstas visitas de estudantes das redes estadual e particular.
E na quinta-feira, 22, será realizada a quarta edição do Projeto Vozes: narrativas sociais e diálogos com o Sistema de Justiça. Na oportunidade, o foco será a escuta de migrantes e refugiados.
A Semana Regional de Conciliação e Cidadania é uma iniciativa da Corregedoria-regional do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), executada pelos Cejuscs em todas as Seções Judiciárias da 5ª Região, ou seja, nos estados Alagoas (JFAL), Ceará (JFCE), Paraíba (JFPB), Pernambuco (JFPE), Rio Grande do Norte (JFRN) e Sergipe (JFSE).