Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Justiça determina reintegração imediata dos trabalhadores do Lifal

Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 20 mil por empregado não reintegrado

A Justiça do Trabalho determinou, na tarde desta sexta-feira (26), a reintegração imediata dos 72 trabalhadores demitidos do Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas (Lifal), acatando ao pedido de antecipação dos efeitos da tutela formulado em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Em caso de descumprimento da decisão, o magistrado fixou multa diária de R$ 20 mil por empregado não reintegrado no prazo de 24 horas após a ciência da decisão.

A decisão é do juiz do trabalhosubstituto da 10ª Vara do Trabalho de Maceió, Cícero Alanio Tenório. De acordo com ele, ao demitir os trabalhadores, o laboratório escolheu o caminho mais fácil, ignorando completamente o ordenamento jurídico, abusando de seu direito e cometendo ato ilícito, conforme se observa no art. 187 do Código Civil. 

Leia também

O magistrado também ressaltou em sua decisão liminar que o Lifal inverteu a ordem esperada para a redução de custos, mantendo empregados comissionados, em detrimento daqueles que prestaram concurso público e foram admitidos à luz dos princípios estabelecidos no art. 37 da Constituição Federal.

"A motivação apresentada pelo empregador, de precária situação financeira, poderia até autorizar dispensas, porém, precedidas de um estudo de impacto financeiro, sendo demonstrada, de forma cabal e irrefutável, a necessidade da adoção da medida drástica, priorizando a manutenção do emprego daqueles que possuem vínculo mais efetivo, o que não é o caso dos comissionados", observou.

A Ação Civil Pública foi ajuizada pelo MPT na última quarta-feira (24). Em suas alegações, o procurador do Trabalho Rodrigo Alencar frisou que o laboratório deveria realizar negociação coletiva com o sindicato dos profissionais do laboratório para evitar a dispensa ou buscar encontrar alternativas para amenizar a situação dos trabalhadores, o que, segundo ele, não aconteceu.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas