Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Justiça determina que Ceal nomeie candidato aprovado em concurso

Companhia estaria utilizando terceirizados na função destinada a concursados

A Companhia Energética de Alagoas (Ceal) vai ter que efetivar, dentro do prazo de dez dias e independentemente do trânsito em julgado, um técnico em eletrotécnica aprovado no concurso público realizado em 2014. A decisão é dojuiz substituto da 2ª Vara do Trabalho de Maceió, Flávio Luiz da Costa. O reclamante, que obteve a 36ª colocação para o cargo, alegou que a Ceal não contratou nenhum candidato aprovado porque vem se utilizando de empregados terceirizados para a função.

Em sua argumentação, o autor da ação salientou que a Ceal mantém contratos com 13 empresas que são responsáveis pela admissão de 67 prestadores de serviços que vêm preterindo os candidatos aprovados no concurso. Por conta disso, o magistrado solicitou que a Companhia apresentasse a relação de todos esses contratos, bem como informasse os nomes de todos os prestadores de serviços contratados para a função de eletrotécnico, sob pena de, em caso de descumprimento, considerar as informações verdadeiras.

Leia também

O juiz Flávio Costa observou que apesar de a Ceal ter juntado os contratos, não apresentou a relação nominal dos funcionários terceirizados e sequer mencionou o motivo de não o fazer. "Assim sendo, o Juízo tem como verdadeiros os fatos articulados na peça de ingresso no sentido de que houve terceirização de funções de técnico em eletrotécnica durante o prazo de validade do certame público", ressaltou.

Defesa - A reclamada suscitou a incompetência absoluta da Justiça do Trabalho (JT) para julgar o caso, destacando que a questão não está enumerada entre as hipóteses previstas no art. 114 da Constituição, uma vez que ainda inexiste relação de trabalho firmada entre as partes.

Todavia, o magistrado observou que a Emenda Constitucional nº 45/04 ampliou a competência material da JT para conhecer e julgar não só as relações de emprego, mas todas as ações oriundas das relações de trabalho, abrangidos os entes de Direito Público externo e da Administração Pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. 

A defesa da empresa também sustentou que o concurso destinou-se apenas ao preenchimento de uma vaga e formação de cadastro reserva e, desse modo, inexistiria o direito subjetivo à nomeação. Justificou ainda que, por ser uma sociedade de economia mista controlada pela Eletrobras, está submetida às diretrizes administrativas traçadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio do Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (DEST) - órgão que teria limitado a 960 seu número máximo de empregados.

Outra tese sustentada pela Ceal foi que candidato não teria direito à nomeação por conta do prazo de validade do certame. Destacou ainda que os contratos de prestação de serviços terceirizados são temporários e estão embasados no artigo 175 da CRBF, que prevê o regime de concessão e de permissão para a prestação de serviços e, dessa maneira, inexistiria necessidade de nomeação daqueles  que se encontram em cadastro de reservas.

Contudo, o juiz Flávio da Costa enfatizou ser "forçoso reconhecer que, durante o prazo de validade do concurso, foram contratados pelo menos 67 funcionários terceirizados para a função de eletrotécnico, de forma que o autor, na posição 36º do cadastro de reservas, encontra-se preterido em seu direito à nomeação". 

O magistrado ainda considerou que a alegação da dificuldade orçamentária suscitada pela Companhia deve ser relativizada, pois, segundo ele, se havia orçamento para a contratação de empresas terceirizadas, presume-se também que deve existir para a contratação dos candidatos habilitados em concurso público.

Dano moral - Flávio da Costa também condenou a Companhia a pagar ao reclamante indenização no valor de R$ 10 mil por danos morais.  Para ele, não restaram dúvidas acerca da configuração do dano gerado pela conduta praticada pela reclamada, que ofendeu o direito de acesso do candidato ao trabalho.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas