Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Justiça determina contratação de aprovados em concurso para agente de trânsito

Comissionados e guardas municipais ocupam cargos atualmente; certame ocorreu em 2015

O juiz de Direito da 2ª Vara de Delmiro Gouveia deferiu parcialmente o pedido da Defensoria Pública do Estado e ordenou a imediata nomeação dos aprovados no concurso para agente de transito realizado no município em 2015. A decisão determina a nomeação dos 14 agentes previstos no edital do concurso e exoneração dos 14 comissionados que na atualidade ocupam os cargos.

Segundo consta nos autos, em maio de 2015, o Município de Delmiro Gouveia criou, através da Lei nº 1.126, 14 vagas para o cargo de agente de trânsito, sendo doze vagas efetivas e duas para a reserva técnica. O concurso foi realizado no mesmo ano, para provimento das 12 vagas para o referido cargo, conforme consta no edital 001 de 20 de outubro de 2015. No entanto, mesmo tendo o concurso sido homologado em 06 de maio de 2016 e existindo carência dos profissionais, nenhum dos aprovados no certame foi nomeado.

Leia também

Inconformados com a demora na nomeação, dezenas de aprovados no concurso buscaram a Defensoria Pública para pedir providências em razão da existência de um grande número de pessoas comissionadas e  guardas municipais remanejados que exercem a função de agente de trânsito no Município de Delmiro Gouveia.

Diante dos fatos e do vasto material que comprova o alegado, o Defensor ingressou ação civil pública pleiteando a nomeação dos agentes concursados e abstenção de utilizar cargos em comissão ou deslocar servidores efetivos de sua função originária para exercer a função de agente de trânsito até que se encaminhe a Câmara de Vereadores projeto de lei  criando no mínimo mais 10 cargos de agente de trânsito.

Em sua decisão, que respeita, inclusive a lei eleitoral, o juiz Fausto Magno David Alves, ordenou além da imediata contratação, que o Município abstenha-se de nomear servidores comissionados ou remanejar servidores civis municipais concursados de suas funções originárias para exercerem a função de agente de   trânsito, até que se encaminhe à Câmara de Vereadores do Município de Delmiro Gouveia projeto de lei criando novas vagas para agente de trânsito, a critério do administrador municipal, sopesando a viabilidade orçamentária e o respeito aos limites de gastos com folha de pessoal, sob pena de multa diária e intransferível, bem como o bloqueio do valor necessário nas contas públicas, para cada servidor nomeado/remanejado em desconformidade com esta ordem.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas