Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Justiça condena Transnordestina a pagar R$ 25 mil por danificar casa

Empresa ao promover escavações e obras, provocou modificações no solo e na encosta

A juízatitular da Comarca de Viçosa, Lorena Carla Sotto-Mayor, condenou a empresa Ferrovia Transnordestina a pagar R$ 25 mil de indenização, a título de danos morais, por danificar a residência de uma moradora ao realizar obra de recuperação de uma linha ferroviária. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico dessa quinta-feira (17).

De acordo com a magistrada, um documento técnico comprova que as atividades da empresa, ao promover escavações e obras no lugar, provocou modificações no solo e na encosta, que comprometeram a segurança da moradia da vítima. Para ela, o documento afasta a tese da defesa de que as casas já estavam deterioradas e que a responsabilidade seria do município de Viçosa.

Leia também

"O laudo fala que foi a obra da demandada que provocou a instabilização do solo onde se ergue a casa da parte promovente. Ou seja, foi a demandada quem causou, com suas atividades, a desqualificação do solo. E, ainda que a área já se caracterizasse como 'de risco' antes da ação da promovida, o que se releva apenas a título argumentativo, isso só resultaria na exacerbação dos cuidados a serem adotados pela demandada, que deveria ser duplamente diligente na feitura da reforma em relevo", destacou a magistrada Lorena Carla.

O relatório anexado ao processo afirma que não houve dispositivos de drenagem que permitissem concentrar o escoamento superficial de águas pluviais em locais adequados, que impediriam a erosão e a saturação do maciço terroso. Essas informações foram reforçadas pelo parecer técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil que concluiu não haver condições de habitar a área, devido à instabilidade do terreno.

Ao impetrar a ação indenizatória, a vítima não comprovou os danos materiais causados pelas ações da empresa. Não foi apresentado documento ou provas que indicassem o valor do prejuízo financeiro suportado pela vítima, nem quantificadas as despesas com avarias.

Já em relação aos danos morais, a magistrada destacou que os direitos à moradia e à segurança pessoal foram comprovadamente afetados pela ação da empresa. "Desimporta, para a aferição do dano moral, se o imóvel em questão era fruto de invasão, construção em área não edificável. Era dever da demandada, constatando que naquele local residiam seres humanos, com suas famílias, tomar todos os cuidados para que eles não se sujeitassem a riscos de desalojamento ou desabamentos em decorrência da reforma da linha férrea", disse.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas