Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Justiça condena ex-companheiro de menor por divulgar imagens íntimas

Crime ocorreu em 2015, em Alagoas; prática é conhecida como 'sexting'

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal condenou o ex-companheiro de uma adolescente por armazenar e divulgar imagens íntimas em página de rede social da própria vítima. O crime ocorreu em 2015, em Alagoas.

Após realizar ameaças à sua ex-companheira que, à época do fato, era menor de idade (16 anos), o acusado teria postado na capa da conta do Facebook da vítima uma fotografia onde apareciam suas partes íntimas e, em seguida, postou uma outra foto onde mostrava o rosto da adolescente, com o claro intuito de que os amigos da vítima soubessem a quem pertenciam as fotografias íntimas expostas na conta. O ex-companheiro tinha a senha de acesso à conta da menor.

Leia também

Por não haver antecedentes criminais, o réu foi condenado à pena de 3 anos, 5 meses e 7 dias de reclusão, mas, considerando que preenche os requisitos legais para a substituição penal, o juiz trocou a pena de prisão por prestação de serviço à comunidade na razão de uma hora por dia de pena e proibição de frequentar determinados lugares que serão fixados pelo Juízo de Execuções Penais.

O réu foi condenado pelo crime do artigo 241-A, do Estatuto da Criança e do Adolescente. A sentença destaca que, “segundo o entendimento majoritário, a mera disponibilização desse conteúdo em páginas eletrônicas da internet para o acesso dos internautas já é suficiente para configurar o crime, sendo desnecessária a comprovação da efetiva visualização pelos usuários da rede, cujo alcance é mundial, como é público e notório”.

Para o MPF, “os impactos sociais que a divulgação de uma foto íntima causam são enormes. A sensação de saber que uma foto de sua genitália está visível na internet à família, amigos e demais seguidores da rede social é constrangedora, ainda mais para uma menina que era menor de idade à época dos fatos".

O que é a prática de Sexting

Consiste em enviar conteúdos de caráter sexual, nudismo ou seminudismo, através de textos, fotos, vídeos, via celular ou computador. Ao enviar material de conteúdo sexual pela internet, a pessoa perde o controle sobre ele e pode “viralizar” facilmente.

Quando esse material se espalha na internet, de forma indesejada ou inapropriada, pode causar sérios danos à imagem da vítima e problemas emocionais, psicológicos e até depressão.

*Com assessoria MPF

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas